FACULDADE DE CIÊNCIAS DO TOCANTINS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
PARA A PROVA 2022/2

1. Redação em Língua Portuguesa

Com a prova de redação objetiva-se avaliar a expressão escrita do candidato que deve desenvolver um tema a partir de uma imagem ou de uma leitura e compreensão de texto(s) oferecido(s) como motivação. A redação deve ser produzida segundo alguns critérios básicos, que dizem respeito à:

1. Adequação ao tema proposto – o candidato deve mostrar que sabe interpretar adequadamente as situações propostas para redação e identificar o(s) tema(s) apresentado(s) a partir do(s) qual (is) irá expor suas idéias.

2. Adequação ao tipo textual escolhido – ao elaborar sua redação, o candidato deve observar as estruturas específicas da dissertação ou narração. Espera-se a definição do tema, seu desenvolvimento, com análise e exposição de fatos que justifiquem, comprovem ou reforcem o(s) ponto(s) de vista adotado(s) em função do tema estabelecido, bem como a apresentação da conclusão ou das conclusões.

3. Adequação à modalidade escrita em língua padrão – o candidato deverá apresentar domínio das regras gramaticais (estruturação sintática dos períodos, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, emprego de pronomes, etc.), das normas ortográficas e dos recursos de pontuação, que propiciem um texto adequado à variedade culta da língua. 

4. Adequação do vocabulário – seu uso deve ser apropriado, rico e variado (sem ser pedante). 

5. Adequação ao número de linhas solicitado – o texto redigido deverá ter, no mínimo, 20 (vinte) e, no máximo, 30 (trinta) linhas. 

6. A coerência e a coesão são características que fazem com que um texto seja mais do que uma soma de frases soltas, e atribuem unidade à redação. Para produzir um texto coerente e coeso, o candidato deverá observar os seguintes aspectos: 

7. Organização – as partes do texto devem estar articuladas entre si e ao todo de maneira clara e coerente, distribuídas adequadamente em parágrafos. A conclusão deve ser decorrente do previamente exposto. 

8. Encadeamento de idéias com continuidade (retomada de elementos no decorrer do texto) e progressão temática (sem circularidade ou redundâncias inexpressivas). 

9. Uso de recursos coesivos: elementos anafóricos não ambíguos (pronomes advérbios, elipses reiterações, substituições lexicais); articuladores apropriados (conjunções, operadores discursivos); correlação de tempos e modos verbais.

Sugestões Bibliográficas:

  • FARACO, C. A.; TEZZA, C. Prática de texto: língua portuguesa para nossos estudantes. 9. ed. Petrópolis: Vozes 2001. 

 

  • FLÔRES, L.; OLÍMPIO, L.; CANCELIER, N. Redação. O texto técnico/científico e o texto literário. Florianópolis: UFSC, 1994. 

 

  • GARCIA, O. M. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1999. 

 

  • ILARI, R. Introdução à semântica: brincando com a gramática. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2001. 

 

  • JUNKES, T. K. Pontuação: uma abordagem para a prática. Florianópolis: UFSC, 2002. 

 

  • LOCKS, M. L.; OLIVEIRA, S.; FERRAZ, S. Desmistificando a redação. Florianópolis: Pallotti, 1997. 

 

  • TERRA, E. Práticas de linguagem. Leitura e produção de textos. São Paulo: Scipione, 2001. 

 

  • PLATÃO, F.; FIORIN, J. L. Para entender o texto.16. ed. São Paulo: Ática 2000. 

 

  • Gramáticas Normativas, em geral.

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