Enfermagem

Sobre o curso de Enfermagem

Formar profissionais críticos e reflexivos, por meio do desenvolvimento de competências para atuar nos diferentes contextos do processo do cuidado. Esse é o objetivo da nossa graduação em Enfermagem.

Desenvolvemos habilidades que os levem a se apropriar e utilizar as novas tecnologias em saúde, mantendo vínculo com a educação permanente na busca da excelência, de forma sustentável, na prevenção, promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde, tanto em nível individual como coletivo, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade, nos diferentes níveis de atenção à saúde, pautados pelos princípios norteadores SUS.

Desenvolvemos habilidades que os levem os graduandos a utilizar as novas tecnologias em saúde, mantendo vínculo com a educação permanente na busca da excelência, de forma sustentável, na prevenção, promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde, tanto em nível individual como coletivo, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade, nos diferentes níveis de atenção à saúde, pautados pelos princípios norteadores SUS.

 Aprendizado  na  prática 

Dispomos de um Hospital Simulado Realístico com toda estrutura tecnológica para proporcionar ao aluno uma experiência prática da profissão. Nossos acadêmicos também passam por atividades práticas supervisionadas nas Unidades Básicas de Saúde.

Nosso Bacharelado em Enfermagem da FACIT é inovador e se efetiva mediante um Currículo Integrado que consiste no ensino e na aprendizagem a partir da resolução de problemas reais durante todo o curso, por meio de atividades práticas simuladas e reais.

Outras

 informações 

O HSR – Hospital Simulado Realístico da FACIT apresenta uma estrutura tecnológica que propicia aos estudantes do curso de Bacharelado em Enfermagem uma vivência de situações que poderiam ser reais, mediante simulações. Estas, por conseguinte, são realizadas mediante tarefas e se utiliza da reprodução parcial ou total dessas tarefas em um modelo artificial, denominado simulador e de cenários simulados com pacientes standarizados.

O HSR conta com simulação de UTI, enfermaria e consultórios, todos com simuladores de procedimentos hospitalares de alta tecnologia, que auxiliarão os futuros médicos na aprendizagem de técnicas. Cada simulador possui funções diferenciadas para abranger diversas áreas de conhecimento.

Para uma formação que favoreça o exercício da Enfermagem com segurança, qualidade e humanização, ainda no primeiro ano de graduação, os acadêmicos têm vivência nas Unidades Básicas de Saúde para o contato com a realidade profilática da região.

Isso propicia aos estudantes a observação do modo de vida, da rotina e das doenças prevalentes da população. Visitas a aldeias indígenas, asilos de idosos, orfanatos e a populações que moram em situação de vulnerabilidade também estão inseridas no processo.

O empreendedorismo no curso de Enfermagem é uma realidade que se efetiva em todas as etapas. Além de uma disciplina própria com 40 horas, essa atividade está disposta no LABVIDA. O objetivo é potencializar a educação empreendedora nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando à transformação do conhecimento em produtos, processos, serviços e ações inovadoras em benefício do desenvolvimento econômico, social, ambiental e qualidade de vida.

Quanto às Inovações Pedagógicas Significativas, notadamente em relação à flexibilidade dos componentes curriculares e às oportunidades diferenciadas de integralização do curso, refletem-se nas diferentes perspectivas, mais precisamente na eliminação da rigidez estrutural da matriz curricular, mediante a redução, ao máximo, dos pré-requisitos e na inclusão de disciplinas que efetivamente forme o enfermeiro numa concepção holística.

A partir das ações do NAI – Núcleo de Apoio à Internacionalização, mantemos um programa de mobilidade no Brasil e em países como Estados Unidos da América, Portugal e Bolívia. Para a efetividade do Programa, em 2017, nos associamos à FAUBAI – Brazilian Association for International Education – Associação Brasileira de Educação Internacional – organização que reúne cerca de 180 Instituições de Ensino Superior do Brasil.

O objetivo é promover a integração de seus membros, além do intercâmbio e da cooperação nacional e internacional como instrumentos para a melhoria do ensino, da pesquisa, da extensão e da administração das instituições filiadas. Foi em 2017 que o primeiro acadêmico que cursava Análise e Desenvolvimento de Sistema cursou um semestre na Universidade Lusófona do Porto – ULP, em Portugal, garantindo uma qualificação profissional que o credenciou a ser contratado efetivamente por uma grande empresa da área.

Outras

 informações 

O HSR – Hospital Simulado Realístico da FACIT apresenta uma estrutura tecnológica que propicia aos estudantes do curso de Bacharelado em Enfermagem uma vivência de situações que poderiam ser reais, mediante simulações. Estas, por conseguinte, são realizadas mediante tarefas e se utiliza da reprodução parcial ou total dessas tarefas em um modelo artificial, denominado simulador e de cenários simulados com pacientes standarizados.

O HSR conta com simulação de UTI, enfermaria e consultórios, todos com simuladores de procedimentos hospitalares de alta tecnologia, que auxiliarão os futuros médicos na aprendizagem de técnicas. Cada simulador possui funções diferenciadas para abranger diversas áreas de conhecimento.

Para uma formação que favoreça o exercício da Enfermagem com segurança, qualidade e humanização, ainda no primeiro ano de graduação, os acadêmicos têm vivência nas Unidades Básicas de Saúde para o contato com a realidade profilática da região.

Isso propicia aos estudantes a observação do modo de vida, da rotina e das doenças prevalentes da população. Visitas a aldeias indígenas, asilos de idosos, orfanatos e a populações que moram em situação de vulnerabilidade também estão inseridas no processo.

O empreendedorismo no curso de Enfermagem é uma realidade que se efetiva em todas as etapas. Além de uma disciplina própria com 40 horas, essa atividade está disposta no LABVIDA. O objetivo é potencializar a educação empreendedora nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando à transformação do conhecimento em produtos, processos, serviços e ações inovadoras em benefício do desenvolvimento econômico, social, ambiental e qualidade de vida.

Quanto às Inovações Pedagógicas Significativas, notadamente em relação à flexibilidade dos componentes curriculares e às oportunidades diferenciadas de integralização do curso, refletem-se nas diferentes perspectivas, mais precisamente na eliminação da rigidez estrutural da matriz curricular, mediante a redução, ao máximo, dos pré-requisitos e na inclusão de disciplinas que efetivamente forme o enfermeiro numa concepção holística.

A partir das ações do NAI – Núcleo de Apoio à Internacionalização, mantemos um programa de mobilidade no Brasil e em países como Estados Unidos da América, Portugal e Bolívia. Para a efetividade do Programa, em 2017, nos associamos à FAUBAI – Brazilian Association for International Education – Associação Brasileira de Educação Internacional – organização que reúne cerca de 180 Instituições de Ensino Superior do Brasil.

O objetivo é promover a integração de seus membros, além do intercâmbio e da cooperação nacional e internacional como instrumentos para a melhoria do ensino, da pesquisa, da extensão e da administração das instituições filiadas. Foi em 2017 que o primeiro acadêmico que cursava Análise e Desenvolvimento de Sistema cursou um semestre na Universidade Lusófona do Porto – ULP, em Portugal, garantindo uma qualificação profissional que o credenciou a ser contratado efetivamente por uma grande empresa da área.

Na FACIT é

diferente

Curso Nota 5: Conceito máximo no  MEC ;

 Hospital Simulado Realístico  para aplicação prática do ensino;

 Prática supervisionada  nas Unidades Básicas de Saúde;

Incentivo ao  empreendedorismos  e atividades inovadoras.

Matriz curricular

  • Clínica Odontológica I
  • Investigação Científica em Odontologia I
  • Medicina Bucal I
  • Odontologia e Sociedade I
  • PBL (Problem-based learning) I
  • Clínica Odontológica II
  • Investigação Científica em Odontologia II
  • Medicina Bucal II
  • Odontologia e Sociedade II
  • PBL (Problem-based learning) II
  • Clínica Odontológica III
  • Estágio Clínico I
  • Investigação Científica em Odontologia III
  • Medicina Bucal III
  • Odontologia e Sociedade III
  • PBL (Problem-based learning) III
  • Clínica Odontológica IV
  • Estágio Clínico II
  • Investigação Científica em Odontologia IV
  • Medicina Bucal IV
  • Odontologia e Sociedade IV
  • PBL (Problem-based learning) IV
  • Clínica Odontológica V
  • Estágio Clínico III
  • Investigação Científica em Odontologia V
  • Medicina Bucal V
  • Odontologia e Sociedade V
  • PBL (Problem-based learning) V
  • Clínica Odontológica VI
  • Estágio Clínico IV
  • Investigação Científica em Odontologia VI
  • Medicina Bucal VI
  • PBL (Problem-based learning) VI
  • Clínica Odontológica VII
  • Estágio Clínico V
  • Investigação Científica em Odontologia VII
  • Medicina Bucal VII
  • Odontologia e Sociedade VI
  • PBL (Problem-based learning) VII OB – T 36
  • Clínica Odontológica VIII
  • Estágio Clínico VI
  • Investigação Científica em Odontologia VIII
  • Medicina Bucal VIII
  • PBL (Problem-based learning)
  • Estágio Clínico VII
  • Investigação Científica em Odontologia IX
  • Optativa
  • PBL (Problem-based learning) IX
  • Carga Horária Mínima 4230
  • Carga horária Estágio 882
  • Carga horária conteúdos 3240
  • Atividade complementar 108
  • Período: Integral
  • Duração Mínima: 9 Semestres (4,5 anos)
  • Duração Máxima: 12 Semestres (6 anos)
  • Empreendedorismo e Plano de Negócios em Saúde
  • Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
  • Noções em Primeiros Socorros;
  • Educação e Desenvolvimento Sustentável
  • Fundamentos de Terapêutica Homeopática em Odontologia.
  • O aluno, de acordo com sua vocação, deverá cursar uma ou mais disciplinas optativas. Detém caráter obrigatório realizar 108 horas de atividades complementares durante o curso, cuja regulamentação e acompanhamento serão realizados pela coordenação de curso. Será de caráter obrigatório a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso de acordo com as normas regimentares em formato de artigo científico, devidamente orientado e legalmente implementado.

Duração

5 anos

Turno

Noturno

Tipo de curso

Bacharelado

Curso

Presencial

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