Acadêmicos de Medicina Veterinária da FACIT participaram do Smart Agro do Sindicato Rural de Araguaína e SEBRAE

Os alunos apresentaram soluções inovadoras que podem beneficiar desde o produtor agropecuário até a “mãe de pet”

A FACIT – Faculdade de Ciências do Tocantins é uma instituição que preza pelo estudo tecnológico, por isso incentiva seus acadêmicos a participar de eventos que tenham uma pegada no futuro. No último sábado, 4, os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária participaram do Smart Agro do SRA – Sindicato Rural de Araguaína e SEBRAE que foi realizada dentro da EXPOARA – Exposição Agropecuária de Araguaína 2022.

Os acadêmicos apresentaram soluções tecnológicas inovadoras criadas que podem beneficiar desde o produtor rural, até o proprietário de rebanhos de grande porte, passando pelos “pais de pet” preocupados em manter em dia a vacinação do filho de quatro patas.

Inovação

A tecnologia já faz parte de vários setores produtivos e de serviços. O profissional que souber aplicá-la no seu dia a dia, sairá na frente dos que ainda são resistentes aos novos tempos. De Petshops até a pecuária, se tem um computador envolvido, tem inovação.

“Esse Smart Agro dentro da Expoara é superimportante porque os acadêmicos estão no processo da disseminação tecnológica, inovação de pequenos negócios onde eles poderão enxergar soluções escaláveis, tanto para a profissão quanto na proteção de animais, como soluções, mesmo de saúde, atendimento animal. A FACIT se orgulha da dedicação e desempenho dos estudantes”, destaca a Diretora Geral da FACIT, Dra. Ângela Maria Silva.

Foram apresentados mais de 15 trabalhos, uma comissão comentou cada um deles e discutiu sua aplicabilidade, além de benefícios para a comunidade.

“Todos os trabalhos tiveram muita dedicação, os acadêmicos apresentaram soluções inovadoras, o futuro é trazer a medicina veterinária junto dos sistemas de inovação e levar de repente uma ideia que posteriormente se transformará em um marco dentro da vida daquele grupo”, comentou a presidente do CRMV-TO – Conselho Regional de Medicina Veterinária do Tocantins, Marcia Helena da Fonseca.

Vivência no meio tecnológico

A professora Rafaella Kalil participou ativamente da orientação de cada um dos trabalhos, destacando a importância dessa vivência dos estudantes no meio tecnológico e da inovação.

“É um evento importante para que eles tenham uma vivência do mundo de startups dentro da faculdade, o mundo de empreendedorismo inovador dentro de uma disciplina de ensino superior”, comenta a professora.

As soluções apresentadas partiram de ideias apontadas por produtores rurais e até mesmo de necessidades do cotidiano dos estudantes, como foi o caso da DogGenda, uma agenda para auxiliar os tutores de pets a organizar a rotina do animal, como o dia para banho, consultas veterinárias, vacinações, controle de ração, dentre outros.

“Tive essa ideia porque na minha casa eu tenho quatro cachorrinhos e a bagunça é grande na hora de organizar quem tem de ir para o banho, tomar vacina ou ir ao veterinário, a DogGenda centraliza todas as informações e agendamentos em um único lugar, facilitando bastante a vida do tutor”, explica a acadêmica Milena Valéria Nunes.

O grupo de acadêmicos formados pela Michele dos Santos Gomes, Maria Clara Miranda e Cássio Macedo criou o Petshop QLate, uma aplicação desenvolvida para facilitar a vida dos veterinários e de petshops.

“É sempre bom ver como esses novos projetos envolvem a tecnologia, ainda mais quando eles podem ser aplicados em um ramo que eu amo, que é a medicina veterinária, com certeza estarei mais ligada em atualizações tecnológicas e aplicarei todas no meu dia a dia de trabalho”, finaliza a acadêmica Michele dos Santos.