Acadêmicos da FACIT apresentam a campanha “Sinal Vermelho para a violência doméstica”

Ação faz parte do Agosto Lilás de combate à violência contra a mulher

Acompanhados da Juíza de Direito do Estado do Tocantins, Dra. Cirlene de Assis, acadêmicos da FACIT que estagiam no Fórum da Comarca de Araguaína, na Vara Especializada de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, apresentaram na noite da última terça-feira, 09, a campanha “Sinal Vermelho para a violência doméstica”.

Os acadêmicos do curso de direito da instituição lotaram o auditório do Campus II para conhecer mais sobre a campanha do agosto lilás de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

A apresentação dos alunos teve dois temas principais, o Agosto Lilás e a apresentação da campanha do “Sinal Vermelho para a violência doméstica”.

Termo de adesão a campanha

Durante o evento, a diretora-geral da FACIT, Dra. Carollyne Mota, assinou o termo de adesão à campanha “Sinal Vermelho contra a violência doméstica”.

“Sabemos que a violência contra a mulher ainda é uma realidade, então poder conscientizar e contribuir para que isso diminua, para que o feminicídio não aconteça, é muito importante. Fico muito feliz em poder contribuir com a campanha e estarmos juntos conscientizando toda a população e ajudando as vítimas de violência doméstica”, finaliza a dra. Carollyne Mota.

O evento é resultado de uma parceria entre FACIT, Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins – TJ-TO, Conselho Nacional de Justiça – CNJ e Associação dos Magistrados Brasileiros.

Acadêmicos e estagiários

“Juntamente com o coordenador do curso, Dr. Maicon Tauchert, tivemos a ideia de que os estagiários do Fórum apresentassem os temas. Nós consideramos que é uma forma muito respeitosa de valorizar o aprendizado e dedicação dos estagiários, além de incentivar a prática da oratória”, destaca a Juíza.

Para cada acadêmico, um tópico da apresentação. Ao todo foram abordados cinco deles: Agosto Lilás; Campanha do Sinal Vermelho; Medicas Protetivas de Urgência; Direito e Indenização; e O dia a dia na Vara Especializada de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.

“Foi maravilhoso passar conhecimento para meus colegas, coibir a violência doméstica é fundamental para manter uma sociedade sadia, para isso é preciso conhecer os mecanismos disponíveis para ajudar as mulheres na hora de fazer a denúncia”, destaca a acadêmica do 6° período, Elieuda Coelho Gomes.

Uma dinâmica diferente

O professor e coordenador do curso de direito, Dr. Maicon Rodrigo Tauchert, explica que é a primeira vez que foram os acadêmicos que palestraram.

“Me senti muito orgulhoso com a apresentação deles. Eles são uma grande inspiração para todo o curso de direito, eles estão se tornando referência para seus colegas e vieram aqui consolidar um conhecimento, nos encher de orgulho como coordenador, professor e instituição”, conta o coordenador.

Uma campanha que encoraja

As mulheres podem denunciar, de forma silenciosa, uma situação de violência que estejam vivendo. Ao ser atendida em qualquer empresa participante da ação, a vítima pode apresentar um X vermelho desenhado em uma das suas mãos a um dos atendentes do local, de forma a alertá-lo de que ela precisa de ajuda da polícia.

Acadêmica do 7° período, Emanuelle Freitas Alves considera a campanha de extrema relevância para as mulheres que sofrem de violência doméstica.

“É importante encorajar essas mulheres a denunciar os agressores, e sinal vermelho na mão facilita e muito a ação da denúncia. Quanto aos meus colegas que apresentaram, foi muito bom ver o desempenho deles, principalmente na oratória e em como eles repassaram o conhecimento”, finaliza a acadêmica.