XX Semana de Capacitação Pedagógica da Facit trabalhou temas atuais e reuniu colaboradores

A ação já faz parte da programação semestral da Instituição

A educação se transforma, a todo momento novos conhecimentos surgem e quem quer ensinar precisa se atualizar, não estagnar. Por isso, a FACIT – Faculdade de Ciências do Tocantins promoveu sua XX Semana de Capacitação Pedagógica para docentes e servidores.

O evento foi realizado entre os dias 26 e 28 de janeiro e envolveu uma série de palestras. O objetivo foi contribuir com a formação continuada, proporcionando debates sobre temas da atualidade.

“O prazer em levar educação de qualidade nos move e nos faz crescer cada vez mais. Começamos todos os semestres letivos com a semana de capacitação, sempre promovendo o ensino de excelência, que já é marca registrada da FACIT”, destaca a diretora da FACIT, doutora Ângela Maria Silva.

Palestras
A primeira palestra, do dia 26 de janeiro, foi ministrada pela coach Roberta Vaz, com o tema “O Poder da Ação”. “O caminho que a pessoa percorre é mais importante do que o destino. A vida começa no momento em que acaba a zona de conforto e a pessoa desperta para a ação”, revela a coach.

Encerrando a primeira noite, a assessora jurídica e professora na FACIT, Bruna de Paula, conversou com os docentes e colaboradores sobre a “LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados”.

“Trouxe para os presentes a realidade da aplicação dessa lei dentro da docência, da relação entre aluno e professor, dos tratamentos de dados que os alunos fornecem para a execução do contrato de prestação de serviços educacionais”, comenta Bruna.

Na noite de 27 de janeiro, foi a vez da comunicóloga Ana Maria Negreiros, da Agência de Comunicação Wedo, conversar com os presentes sobre o tema “Imagem e reputação – Qual caminho seguir?”.

“Falei bastante sobre o conceito do que é comunicação e busquei despertar nos docentes a necessidade de fomentar uma percepção que resulte em confiança, jamais em desconfiança”, enfatiza.

A terceira e última noite de palestras foi aberta pela coordenadora de Inovação, Rafaella Kalil, que falou sobre “Propriedade intelectual”.

“Trouxe noções gerais do que é propriedade intelectual, das suas principais ramificações, direito autoral, propriedade industrial, e também a questão dos novos tipos de direitos que surgiram recentemente”, disse.

Finalizando a noite, o psicólogo Rene Leal falou sobre “Saúde mental nos ambientes educacionais”.

“O objetivo foi despertar nos professores o autocuidado com a saúde mental, para eles cuidarem de si mesmos e também ajudarem a cuidar do próximo”, finalizou o psicólogo.

Repercussão
Maicon Rodrigo Tauchert, coordenador do curso de Direito, explica que a FACIT faz muito mais do que lhe é solicitado e que isso é bom para docentes, colaboradores e alunos.

“Além de ser legalmente exigido pelo Ministério da Educação que todas as instituições façam essas semanas de capacitação, a Facit cumpre além da obrigação legal: uma obrigação afetiva, de construção familiar, de aperfeiçoamento não só técnico, mas especialmente como seres humanos, como família Facit”, completa.

Professora no curso de Direito, Marina de Alcântara destaca a importância da ação. “Foi um processo bastante proveitoso. Estamos em um momento de volta às aulas 100% presenciais, e acredito que iniciativas como essa podem enriquecer ainda mais o ambiente da instituição”, finaliza a docente.