XII Semana Pedagógica da FACIT-TO exaltou o poder do planejamento

Evento fez parte do calendário de capacitação e preparação dos professores antes dos semestres letivos

Entre os dias 23 e 27 de janeiro, os docentes da Faculdade de Ciências do Tocantins – FACIT-TO participaram da XII Semana Pedagógica. Com foco no planejamento, o ciclo de atividades teve como objetivo incentivar o professor a se manter atualizado em relação às práticas de ensino.

A abertura oficial aconteceu na noite do dia 23, no auditório da Facit II, com o discurso da Secretária Geral da instituição, Denyse Mota. “O tema está relacionado ao planejamento pedagógico docente e suas contribuições como um referencial teórico, de mudanças e reflexões acerca da parte institucional e também da prática pedagógica do professor”.

Antes de todos os semestres letivos, a Semana Pedagógica proporciona de 12 a 18 horas de capacitação voltada para os professores de todos os cursos e colaboradores técnicas e administrativos. Segundo a diretora da FACIT-TO, Dra. Ângela Maria da Silva, a instrução nivela o professor e o atrai para a educação continuada.

“Em toda capacitação, a gente estimula esse professor a buscar novos horizontes dentro das nossas metodologias e instrumentos, além de tudo aquilo que a instituição acredita e que a educação brasileira reflete, para que ele sempre se mantenha atualizado”, explicou a diretora.

Ciclo de Palestras

A primeira palestra do encontro trouxe o tema “A importância do planejamento docente e suas contribuições no contexto educacional e institucional”, ministrada pela Dra. Mara Cleusa Peixoto, da Universidade Federal do Tocantins – UFT.

A professora abordou as principais diretrizes de planejamento, por onde começa e como cada instituição tem uma forma diferente de lidar com a questão. “Planejar envolve todo o corpo da instituição, não é somente o professor, tem o coordenador, o diretor, tem a parte administrativa, os secretários, todos estão envolvidos”, destacou Cleusa.

Para a professora Eliana Andrade, a palestra foi bem pontual ao abordar ações que ajudam a solucionar imprevistos. “É importante que o professor planeje suas ações, porque isso reflete em sala de aula e o aluno capta quando ele planeja ou não. É essencial que o professor dê exemplo para esse acadêmico e futuro profissional”, destacou Eliane.

Fim de semana movimentado

Na manhã do sábado, 27, houve uma abertura dinâmica com a Profa. Graziela Carvalho Piva, que teve como intuito fazer o professor ver que ele é importante na vida do ser humano que ele está instruindo e qual seria a marca que ele gostaria de deixar na vida daquela pessoa. Enquanto os professores continuavam no auditório, os demais colaboradores foram direcionados a outra sala para participar de um bate papo com o contador Adriano Nepomuceno.

“Trabalhamos a questão da reflexão, do autoconhecimento em busca da felicidade, em busca de autorrealização. O objetivo foi provocar o colaborador a refletir se ele é feliz naquilo que faz”, explicou Adriano.

Ainda no auditório, a Dra. Severina de Almeida palestrou o tema “O ensino e a aprendizagem na perspectiva histórico cultural”. Logo após foi a vez do Dr. Jairo Lyra com a palestra “Coordenação pedagógica como unidade de negócio”. Segundo o professor, o foco foi mostrar que, mesmo tendo um viés pedagógico, o coordenador também tem responsabilidade na questão de captação, retenção e manutenção da quantidade de alunos dentro do curso para dar a sustentabilidade financeira para a faculdade. Para finalizar, o professor Eugênio José Piva fez um balanço social da FACIT-TO em 2017.