Volta às aulas sem estresse: como a gamificação ajuda professores a elevar o foco e a aprendizagem dos alunos em todos os níveis de ensino

Com gerações que já nascem no meio digital, o que normalmente pode representar uma ameaça ao foco nas aulas e ao desenvolvimento dos alunos, pode tornar-se um grande recurso na aprendizagem, a gamificação. Estima-se que a prática de na aprendizagem, tenha um crescimento de 15,4% de 2019 a 2024.

Ao contrário do que se pode pensar sobre o termo gamificação, a prática não envolve somente o meio digital e ainda desenvolve habilidades em todos os níveis do processo de ensino aprendizagem.

Independentemente do nível educacional, a gamificação oferece benefícios consistentes, incluindo:

• Motivação Intrínseca: Estimula o desejo de aprender por meio de recompensas e desafios estimulantes.
  • Feedback Contínuo: Proporciona retorno imediato sobre o desempenho, permitindo ajustes rápidos.
  • Desenvolvimento de Habilidades: Promove habilidades fundamentais, como pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe.
  • Personalização do Aprendizado: Adapta-se às necessidades individuais de cada aluno, criando uma experiência educacional personalizada.

Diante do crescente reconhecimento da eficácia da gamificação, educadores e instituições de ensino estão integrando essa abordagem inovadora para transformar a aprendizagem em uma jornada emocionante e significativa, moldando as gerações futuras para um sucesso duradouro.

Treinamento gamificação e aprendizagem: estratégias para engajamento dos alunos

Pensando em munir nossos corpo docente com estratégias eficazes para competir diretamente com as distrações rotineiras em sala de aula, a Facit trouxe treinamento visando capacitar os educadores a explorar e implementar práticas de gamificação, proporcionando benefícios tangíveis, tais como:

• Engajamento Duradouro: Torne as aulas mais envolventes, capturando a atenção dos alunos de maneira significativa.
  • Desenvolvimento de Habilidades: Estimule habilidades essenciais, como resolução de problemas, colaboração e pensamento crítico, de maneira lúdica e interativa.
  • Personalização do Aprendizado: Adapte o ensino às necessidades individuais, criando uma experiência de aprendizagem personalizada que promova o sucesso acadêmico.
  • Feedback Contínuo e Imediato: Proporcione feedback constante para otimizar o processo de aprendizagem, permitindo ajustes instantâneos.
  • Motivação Intrínseca: Desperte o entusiasmo pelo conhecimento, transformando o ambiente de aprendizagem em um espaço dinâmico e motivador.

Tudo em busca da excelência acadêmica da instituição.

Sobre a Palestrante:

Jeciane Golinhaki, professora de Direito na área de Cultura de Paz, mestra em Sociedade e Desenvolvimento, formadora de professores e pesquisadora em temas da Educação no Ensino Superior. Co-fundadora das Edtechs: Cittadino Games e Hub Professorar.