Getting your Trinity Audio player ready... |
Araguaína – Tocantins – Entre os dias 14 e 17 de outubro de 2024, a Faculdade de Ciências do Tocantins (FACIT) sediou o V Simpósio de Medicina Veterinária (SIMVET 2024), evento que destacou a importância da inovação e do conhecimento prático na formação de futuros profissionais da Medicina Veterinária. Com um público de 220 participantes presenciais, o simpósio reuniu estudantes, professores e especialistas da área, promovendo um intercâmbio de conhecimentos e experiências entre acadêmicos e profissionais de diferentes áreas da veterinária.
O V SIMVET 2024 focou em três eixos temáticos: Pequenos Animais, Grandes Animais e Animais Silvestres, abordando questões relevantes e atuais para cada área. Os três eixos contaram com quatro palestras e um minicurso cada, somando um total de 12 palestras e sete minicursos que possibilitaram aos participantes uma visão ampla e atualizada dos desafios e práticas da medicina veterinária. “O SIMVET foi projetado para conectar nossos alunos ao que há de mais moderno na veterinária, aproximando-os das realidades e exigências do mercado,” afirmou o professor Leandro Rodello, coordenador do V SIMVET.
Além do simpósio principal, a FACIT lançou a 1ª edição do SIMVET Científico, um espaço dedicado à promoção e valorização da pesquisa acadêmica. Sob a coordenação do professor Guilherme Machado Holzsauer, o evento científico recebeu 44 resumos expandidos, dos quais 40 foram selecionados para apresentação – 30 em formato de painel e 10 em sessões orais. Premiações foram concedidas ao melhor painel e às três melhores apresentações orais, com destaques para as acadêmicas Giovana Gomes Carvalho da Silva e Adna Fernanda Pereira de Sousa, ambas da FACIT.
O simpósio contou com palestrantes de destaque, como Cinthian Cassia Mendonça (FACIT), Ana Cristina Mesquita (veterinária autônoma), e Priscilla Macedo (UFNT), além de representantes do Naturatins, Força Tática da Polícia Militar e especialistas em biotecnologia, manejo de fauna e práticas clínicas. Esses profissionais trouxeram experiências e conhecimento de áreas como biotecnologia agropecuária e cuidados com animais silvestres, reforçando a importância de uma formação integrada e multidisciplinar para os futuros veterinários.
Entre as atividades, os participantes puderam acompanhar workshops, painéis e discussões que exploraram temas desde os cuidados em práticas clínicas e cirúrgicas até a ética e legislação na medicina veterinária. Marcos Yam Nakagawa, da Brio Embryo Assessoria Agropecuária e