Trote solidário: FACIT promove doação de sangue e arrecadação de alimentos na recepção dos calouros

Mobilização acontece até 28 de fevereiro. Novos alunos, veteranos, professores e colaboradores da FACIT poderão participar da iniciativa

Muitas pessoas já ouviram falar em trotes abusivos, nos quais os calouros dos cursos de graduação passam por humilhações e, até mesmo, agressões. Infelizmente, essa é uma triste realidade que, apesar de proibida por muitas universidades, ainda ocorre no Brasil.

Mas na FACIT – Faculdade de Ciência do Tocantins é diferente. Com o objetivo de promover a cidadania, solidariedade e o engajamento com a comunidade, a FACIT está promovendo mais um Trote Solidário.

Entre os dias 13 de fevereiro e 04 de março, os novos alunos, veteranos, professores e colaboradores da FACIT poderão realizar a doação de sangue, bem como doar alimentos não perecíveis para entrega a uma instituição de caridade de Araguaína. Uma palestra sobre a importância da doação de sangue e medula óssea também será ministrada para os alunos da instituição durante a mobilização.

“A ação é uma forma de incentivar a prática de atividades solidárias na recepção aos calouros. Além disso, é um tipo de iniciativa que tem tudo a ver com a vocação da FACIT. Sempre procuramos fazer a diferença na comunidade em que estamos inseridos. Trocamos os trotes, por vezes constrangedores e violentos, por ações que despertem a responsabilidade social nos nossos alunos”, destacou Carollyne Mota, diretora-geral da FACIT.

Conheça os requisitos básicos para a doação de sangue

– Pessoas que tenham entre 16 e 69 anos;
– Pesar mais de 50kg;
– Estar bem alimentado;
– Menores de 18 anos precisam ter consentimento formal dos responsáveis;
– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres.