Em conformidade com a missão de promover a consciência ambiental em seus acadêmicos, docentes e colaboradores, a Faculdade de Ciências do Tocantins – FACIT promoverá, pela terceira vez consecutiva, o projeto “Proteção de Mata Ciliar do Rio Araguaia”. A ação acontecerá nos próximos dias 7, 8 e 9 de setembro, nas proximidades do município de Araguanã, às margens do Rio Araguaia.
Os professores Marcelo Molina Mari, Eliseu José dos Santos e Prof. Dr. Adolfo da Silva Melo, do curso de Administração, serão os responsáveis por coordenar as atividades junto aos alunos de ADM e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Segundo o professor Marcelo Molina, o engajamento estudantil é uma das formas de ajudar a comunidade. “As pessoas desmatam e às vezes não conhecem as consequências das suas ações. Os acadêmicos vão explicar para a comunidade que derrubar essas árvores gera consequências para todo o curso do rio”, explicou.
O projeto tem duas ações principais. A primeira é o envolvimento dos alunos com as questões ambientais e o compartilhamento de informações com a população ribeirinha sobre a importância da manutenção da mata ciliar como ferramenta para evitar o assoreamento do curso d’água.
A segunda ação é o reflorestamento da mata ciliar, de forma simbólica, que será feito com plantio de mudas pelos acadêmicos e docentes da FACIT.
O projeto “Proteção de Mata Ciliar do Rio Araguaia” acontece todo semestre e é uma extensão do “Plantar e Cuidar”, que mobiliza os calouros da faculdade e tomar iniciativa para o reflorestamento de áreas desmatadas com mudas de espécies nativas do Cerrado.