SÉRIE MINHA CARREIRA: CONHEÇA UM MERCADO CHEIO DE OPORTUNIDADES.

Durante essa semana você acompanha em nossa página e redes sociais uma série de reportagens sobre as profissões e os cursos oferecidos na melhor Instituição de Ensino Superior do Tocantins. Em nossa primeira reportagem, a gente aborda o setor de Radiologia.

O setor de Radiologia busca profissionais prontos para operar equipamentos de diagnóstico por imagem. São equipamentos de fundamental importância no auxílio à medicina. A Faculdade de Ciências do Tocantins- FACIT-TO é uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação também por investir numa estrutura arrojada e moderna que oferece totais condições na preparação dos acadêmicos.

O papel do profissional na área de Radiologia consistente principalmente na realização de exames que envolvem o preparo de soluções químicas, a preparação do paciente para exames. A atividade não se resume apenas ao conhecido Raio-X. Muito outros procedimentos fazem parte desse universo de possibilidades na carreira profissional. Os principais estão relacionados à área médica como exames de Tomografia Computadorizada, Ultrassonografia e Ressonância Magnética (auxílio).

O curso de Tecnólogo em Radiologia da FACIT vem cada vez mais chamando a atenção de pessoas que buscam uma carreira sólida em várias regiões do país. Os laboratórios da FACIT oferecem um amplo espaço, além de equipamentos que também são referência na preparação profissional. O perfil do concluinte do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia da FACIT deverá estar habitado nas seguintes áreas do diagnóstico por imagem e tratamento: Radiologia Convencional; Monografia; Radioterapia; Exames Contrastados; Tomografia Computadorizada; Ressonância magnética; Exames Vasculares; Medicina Nuclear; Densitometria óssea; Radiologia Veterinária; Proteção Radiológica; Gestão de serviços radiológicos.

O curso de Tecnólogo em Radiologia da FACIT tem duraçao de três anos e oferece Laboratório com simulador específico; Clínica radiodiagnóstico próprio da Facit unidade 1; Convênio com a Secretaria Estadual da Saúde para estágio no Hospital Regional de Araguaína; Laboratório de informática com software específico radio diagnóstico; Laboratório mortofuncional com simulador de ambiente hospitalar; Bolsa de iniciação científica; Ônibus gratuito para acadêmicos.

O Setor.

Para Erik da Silva Lima, gerente do setor de Radiologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) da Fundação Faculdade de Medicina da USP, as mudanças tecnológicas da área exigem constante qualificação profissional. “A nossa função [dos profissionais de radiologia] deixou de ser uma mera ‘ação operacional’ para se tornar uma assistência de diagnósticos”, afirma Erik, que comanda mais de 160 profissionais entre técnicos e tecnólogos – isso somente no Icesp.

Outro ponto que precisa ser observado pelos profissionais de radiologia, segundo Lucivaldo Santos, entusiasta da radiologia, diretor geral e fundador do Instituto Cimas, é o direcionamento na carreira. “É preciso ter foco na área que você vai seguir. A formação base é o ponto inicial. O profissional que quer se destacar, ser ‘escolhido’ pelo mercado, precisa direcionar seu aprendizado, seus conhecimentos e dominar a área de atuação que escolheu. Saber um pouquinho de tudo, não te capacita para nada no fim das contas”, avalia.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO FACIT-TO.

FALE COM A ASCOM ascom@faculdadefacit.edu.br

Com informações: http://crtrsp.org.br/2018/06/destaque-01/