Semana de Radiologia da FACIT promoveu a transferência de conhecimento entre acadêmicos

Futuros profissionais conheceram mais a fundo algumas  das áreas de atuação dos profissionais das técnicas radiográficas

Nos dias 11 e 12 de novembro, os acadêmicos da LARDIM – Liga Acadêmica de Radiologia e Diagnóstico por Imagem realizaram na Faculdade de Ciências do Tocantins – FACIT-TO a Semana da Radiologia, uma grande feira de conhecimento voltada para os acadêmicos de todos os períodos do curso.

Logo no primeiro dia, os acadêmicos do curso organizaram apresentações para  exposição na feira. Os veteranos do 6° período montaram apresentações e ocuparam salas de aula para falar de algumas das áreas que um tecnólogo e Técnico em Radiologia podem atuar quando saírem da faculdade.

É o primeiro evento em formato de feira.

“Já aconteceram outras Semanas da Radiologia na FACIT, mas essa foi a primeira edição em forma de feira. Foram dois dias em que os nossos colegas de curso puderam conhecer a fundo algumas das ramificações da nossa área”, destacou o presidente da LARDIM, Mateus Ferreira Lopes.

A variedade de atividades e temas promovidos pela LARDIM foi bem extensa, teve desde a importância dos exames para prevenção dos cânceres, como a mamografia para diagnosticar o câncer de mama, a importância do novembro azul para conscientizar sobre o câncer de próstata, até salas dedicadas para falar sobre os exames de Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada e de Raio-X em humanos e animais.

Transferência de conhecimento

A coordenadora do curso de radiologia, professora Angela Maria Dias Morais, destaca que o formato escolhido para a Semana da Radiologia deste ano promoveu a integração de conhecimento dos períodos mais avançados para os novos.

“Isso mostra a maturidade dos nossos docentes e essa integração entre períodos. O formato diferente dos seminários uniu as turmas, eles falaram de assuntos relevantes e importantes para a saúde, então é muito legal essa dinâmica de seminário liderada pela Liga Acadêmica de Radiologia”.

Um convidado especial

O médico radioterapeuta, Arnaldo Alexandre de Souza foi convidado para conversar com os acadêmicos sobre dois importantes temas: “A relação entre as técnicas de diagnóstico por imagens com a radioterapia” e “Protocolos, procedimentos e condutas”.

“Discuti com os alunos sobre a diferença entre energias de radioterapia, funções radiobiológicas, efeitos colaterais de radioterapia, funcionamento técnico de condução da máquina e sobre o mercado de trabalho. Esse tipo de evento é importante para ampliar o conhecido sobre as áreas de atuação dos futuros profissionais em radiologia”, destaca o palestrante.

Conscientizar para diagnosticar

Carlane Valadares é acadêmica do 1° período, uma das muitas beneficiadas pela feira de conhecimento promovida pela LARDIM. Sua apresentação teve como tema o “Diagnóstico precoce do câncer de próstata”.

“É preciso conscientizar a população. Muitos homens são, de certa forma, descuidados com a própria saúde, então quando o diagnóstico do câncer de próstata vem, o tumor já está em estágio avançado, o que torna difícil a cura, além de haver a necessidade de tratamentos mais específicos”, complementa Carlane.

A estudante também ressaltou a importância do comportamento preventivo para mulheres, principalmente em relação à mamografia, exame capaz de detectar de forma precoce o câncer de mama.

“Há muitas mulheres que não fazem os exames ou que deixam para última hora, quando o câncer já apresenta sintomas, então é de suma importância que a mulher já comece a fazer mamografia a partir dos 40 anos, prevenir complicações e aumentar as chances de cura do câncer de mama,” finalizou a acadêmica.