O projeto Plantar e Cuidar realizado pela Faculdade de Ciências do Tocantins deixou mais uma marca de muito cuidado com o meio ambiente. Desta vez, a ação foi realizada na avenida Tocantins no setor Araguaína Sul, via importante que dá acesso a bairros populosos em Araguaína e que necessitava de um trabalho voltado à arborização.
Acadêmicos, professores e coordenadores de todos os cursos da instituição marcaram presença em uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A prefeitura doou as mudas e os técnicos ambientes do município também orientaram sobre o plantio correto e os cuidados que devem ser adotados pela comunidade após o plantio.
O superintendente de meio ambiente da prefeitura, Oriale Barbosa falou sobre a ação. “A arborização ainda estava meio deficiente na cidade de Araguaína e para 2020, é um projeto que a gente vai encabeçar para que a gente possa estar arborizando e oferecendo um meio ambiente equilibrado e com sombra. O trabalho realizado pela FACIT conosco foi muito importante”, disse o superintendente.
Na avenida Tocantins, foram plantadas cerca de cem mudas de espécies como Ipê, Pau Brasil, Oiti e outras. Todas são espécies nativas do Cerrado brasileiro que oferecem boa condição de sombra com copa volumosa e melhoram o paisagismo como no caso do Ipê.O projeto Plantar e Cuidar já fez o plantio de mais de dez mil mudas de espécies diversas dos biomas Cerrado e Amazônia desde sua criação em 2012. A ação faz parte do (PDI) Plano de Desenvolvimento Institucional da FACIT que é realizar um trabalho permanente em defesa da natureza.