Projeto Papa Pilhas instala novo ecoponto em Araguaína

Localizado na Secretaria da Fazenda do Município, o coletor irá atender a demanda da comunidade da região

O projeto Papa Pilhas já conta com um novo ecoponto instalado na Secretaria da Fazenda do Município, desde o último dia 7. O objetivo é promover o descarte consciente de pilhas e baterias, incluindo de celulares, usadas. O projeto foi idealizado pela Faculdade de Ciências do Tocantins – FACIT-TO e conta com parceria da Prefeitura de Araguaína, portal Cenário Rural e Escola Reciclarte.

Acadêmica do 8º período de Administração na FACIT-TO, Michele Vitorino, se emocionou ao falar que viu o projeto nascer. “É fabuloso ver um trabalho que começamos junto com o professor Rogério estar se espalhando por Araguaína. Além de ser um orgulho para nós, traz qualidade para o meio ambiente”, explicou Michele.

Implantado inicialmente na FACIT-TO nos dois campi da faculdade e empresas parceiras, o Papa Pilhas ganhou amplitude com a recente parceria da Prefeitura de Araguaína e demais apoiadores que acreditaram na ideia e ofereceram espaço para os coletores ecológicos.

De acordo com o professor e idealizador do projeto, Rogério dos Reis Brito, a quantidade de ecopontos instalados na cidade só tende a crescer. “Com o apoio dos nossos parceiros, o projeto está tomando uma dimensão gigante dentro da sociedade e o objetivo é aumentar ainda mais esse alcance”, disse.

O diretor de Meio Ambiente do município, Orialle Barbosa, destacou que a demanda por um local para descarte de pilhas e baterias é muito grande. “Com a implantação do projeto, vamos suprir a necessidade da cidade em dar destinação final a esses resíduos que são potencialmente poluidores quando mal descartados. Vamos implantar em vários pontos como escolas, supermercados e locais onde tem maior fluxo de pessoas”, finalizou.

Produzido pela Escola Reciclarte, o coletor tem formato de pilha e é feito com materiais recicláveis.