Projeto FACIT na Comunidade doou 500 quilos em alimentos para Escola Municipal Luiz Gonzaga

Acadêmicos da Faculdade de Ciências do Tocantins – FACIT deram um show de cidadania durante as comemorações do Dia do Trabalho na Escola Municipal Luiz Gonzaga, no setor Costa Esmeralda. Os alunos arrecadaram 500 quilos de alimentos durante as atividades do trote solidário de recepção dos calouros deste primeiro semestre e entregaram à escola na última terça-feira, 02. A ação também fez parte das atividades do projeto “FACIT na Comunidade”.

O “FACIT na Comunidade” foi criado com o intuito de contribuir com a melhoria na qualidade de vida das mais de 1000 crianças atendidas pela escola. A professora Eliana Andrade explicou que uma das missões da instituição é trabalhar em prol da sociedade. “A FACIT devolve para a comunidade todo o apoio que vem recebendo da sociedade araguainense e faz isso por meio do consultório odontológico instalado na escola e de outras atividades que a instituição desenvolve aqui no Luiz Gonzaga”, comentou.

A arrecadação de alimentos durou 15 dias e movimentou os acadêmicos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Odontologia e Administração. O curso de ADS, inclusive, também auxilia a comunidade na manutenção do laboratório de informática que os próprios acadêmicos implantaram na escola em 2016.

Gratificante

O projeto cativa calouros e veteranos, como foi o caso da Lohane Santos, que cursa o terceiro período do curso de Odontologia. “É muito gratificante participar deste projeto, porque não é toda faculdade que faz tanto pela comunidade como a FACIT”.

A participação da acadêmica não ficou só na doação de alimentos. Ela cantou a música “Aleluia” para as crianças, que acompanharam o refrão em coro. “No começo foi meio assustador cantar para tantas crianças, mas depois veio um sentimento bom, foi maravilhoso”, afirmou Lohane.

Uma tonelada de alimentos por ano

Segundo a diretora geral da FACIT, Dra. Ângela Maria Silva, a meta é chegar em uma tonelada de alimentos doada por ano. “Já doamos esses 500 quilos arrecadados pelos alunos durante o trote solidário. E fizemos questão de trazer aqueles que trabalharam em conjunto com o nosso Núcleo de Apoio Psicopedagógico para fazer ver o quão gratificante é”, disse.

A diretora da escola Luiz Gonzaga considera fundamental todo o suporte dado pelo “FACIT na Comunidade”. “É interessante como a instituição está sensibilizada com as questões sociais do Costa Esmeralda. Nossas crianças são carentes e realmente necessitam dos alimentos doados, agora o lanche oferecido a elas será incrementado”, destacou a gestora.