Projeto ambiental da FACIT conscientizou ribeirinhos do Rio Araguaia sobre a importância da preservação das matas ciliares

Pela terceira vez consecutiva, a Faculdade de Ciências do Tocantins – FACIT realizou o projeto “Proteção da Mata Ciliar do Rio Araguaia” com a participação de alunos e professores dos cursos de Administração e Análise e Desenvolvimento de Sistemas e membros da direção da instituição.

Nos últimos dias 7, 8 e 9 de setembro, uma comitiva da faculdade levou informações ambientais para a população ribeirinha e turistas, que frequentavam as praias do Rio Araguaia, próximo à cidade de Araguanã. Foram compartilhadas orientações sobre a importância da preservação das matas ciliares e o perigo do assoreamento do rio.

Além da conscientização pela conversa e por meio de panfletos informativos, foram distribuídas mudas de plantas nativas da região, além do plantio propriamente dito de 150 mudas por parte da equipe da FACIT.

Educando para o futuro

Segundo o professor Marcelo Molina, é importante reforçar a necessidade de continuidade do projeto. “Por meio dessa ação, estamos conseguindo levar à essa população boas práticas ambientais”, enfatizou.

Durante a visita, que aconteceu sob a coordenação dos professores Rogério Brito, Severina Alves (Sissi) e Marcelo Molina, os alunos encontraram novamente a Dona Cida, moradora que foi orientada sobre a importância de continuar preservando a natureza no projeto do ano passado. Eles puderam acompanhar, também, o crescimento das mudas já plantadas, uma pequena recompensa pelo trabalho bem feito.

De acordo com o acadêmico do 2° período de ADS, Stefanio Felipe, a visita foi fantástica. “Foi uma experiência de campo produtiva, na qual tive o prazer de conhecer de perto as pessoas que vivem nas margens do Araguaia e que necessitam de apoio e orientação. Vimos o resultado do projeto de anos anteriores na visita à chácara da Dona Cida, fizemos vínculos de amizades e fortalecemos nosso aprendizado”, destacou o estudante.

Projetos Ambientais

O “Proteção da Mata Ciliar do Rio Araguaia” é uma extensão do projeto “Plantar e Cuidar”, que faz parte do trote solidário e envolve todos os calouros no reflorestamento do campus II da instituição.

A fase que abrange o Rio Araguaia consistiu em duas etapas: na primeira os professores orientaram os alunos sobre o teor da ação, além de falar sobre como seria feita a abordagem à população ribeirinha e turistas.

A segunda etapa aconteceu em campo, durante a visita. Acadêmicos e professores abordaram a população e os acampamentos encontrados às margens do rio Araguaia.