PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM CONCLUEM ESPECIALIZAÇÃO NA FACIT E APRESENTAM SOLUÇÕES PARA O SETOR

Acadêmicos do curso de Especialização em Enfermagem em Urgência e Emergência da Faculdade de Ciências do Tocantins – FACIT apresentaram Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).  Nos corredores do Campus II da FACIT, os trabalhos foram expostos para a avaliação da banca examinadora, formada por três docentes. Os trabalhos de Pós-Graduação chamaram a atenção para assuntos como a atuação do enfermeiro perante ocorrência de desastre, prevenção a afogamento e o cuidado com possíveis pacientes doadores de órgãos e tecidos.

De acordo com o professor e orientador dos trabalhos, Dr. Hugo Weysfeld, por conta da relevância que têm para a área da saúde, os TCCs, com temática escolhida a dedo,  podem até ser agrupados em um livro. “Nós focamos no tema trauma  e dividimos o tema em fragmentos para os enfermeiros.  Isso trouxe um benefício muito grande e a ideia é produzir um livro de orientação ao trauma para o enfermeiro” disse o professor.

Durante as pesquisas, os acadêmicos encontraram problemas na saúde pública. A enfermeira Aracy Ferreira Barros identificou a necessidade da criação de um protocolo de segurança nos hospitais de Araguaína para a transfusão de sangue a pacientes vítimas de acidente. “Esse protocolo agilizaria o atendimento ao paciente com trauma e facilitaria a identificação dos riscos que ele tem. Assim de  forma rápida a transfusão de sangue pode ser feita, caso necessário. Além de salvar a vida de pessoas, isso evitaria sequelas”, disse a profissional.

Ao todo 23 trabalhos foram apresentados. Os acadêmicos se dedicaram o longo do ano  e agora mostraram resultado em várias temáticas. “ A gente chega aqui com grande alegria depois de um período de muito trabalho e pesquisa. Estou muito satisfeito com todo o conhecimento adquirido até este momento, quando finalizo essa caminhada” disse Luiz Orion Lima.

Para o professor Dr. Hugo, o TCC é um ponto para alavancar a carreira do profissional de enfermagem, em especial nessa área que ele considera promissora. “Quando o colega vê as apresentações dos outros, percebe que o conhecimento é infinito. Isso só  engrandece o conhecimento. Precisamos disso. Essa é uma formação em expansão e ainda com poucos profissionais qualificados”, finalizou.

Essa foi mais uma turma dos cursos de especialização oferecidos pela FACIT em várias áreas. O curso de Enfermagem em Urgência e Emergência foi mais uma prova do trabalho de excelência da Faculdade de Ciências do Tocantins envolvendo não somente a graduação. A FACIT é uma instituição que se preocupa com a qualidade de ensino de seus acadêmicos. Fique atento aos nossos cursos de especialização para 2019.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO FACIT-TO

FALE COM A ASCOM/ ascom@faculdadefacit.edu.br