O semestre letivo dos professores da FACIT começou uma semana antes da chegada dos alunos. Tradicionalmente, a instituição promove um ciclo de capacitações e atualizações dos docentes para preparar a metodologia e o conteúdo que serão ministrados aos acadêmicos ao longo do primeiro semestre.
De acordo com a diretora geral da FACIT, Ângela Maria Silva, a preparação traz o alinhamento com os instrumentos que são revitalizados periodicamente, como PDIs (Plano de Desenvolvimento Individual), regimentos internos, PPC (Projeto Pedagógico de Curso), mudanças nas ementas, entre outros. “Essa é primeira etapa de adequação institucional e também é útil para atender algum parecer do Ministério da Educação”, explica a diretora.
Conversa entre as disciplinas
A proposta educacional da FACIT contempla as metodologias ativas, que utilizam a transdisciplinaridade, uma relação bastante próxima entre as disciplinas de cada curso. “Não é um assunto fácil e requer muita dedicação dos professores. Neste processo, o professor precisa fazer a leitura do todo para as partes e das partes para o todo. A postura do docente está no respeito ao processo educacional e na formação contínua, no ato de ensinar de forma contextualizada”, diz Drª. Ângela.
Há também o acompanhamento das mudanças no conteúdo a cada semestre de modo que o professor não repete o mesmo plano de aula ou slide para turmas diferentes. “A gente fica atento a isso e orienta os professores a revitalizar as aulas”, informa.
Boas perspectivas
Recém-contratada pela FACIT, a professora Severina Alves de Almeida dará aula para os três cursos da faculdade – Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Odontologia – e gostou do processo adotado pela instituição para preparar o docente. “É fundamental porque a nossa formação é continuada, estamos sempre aprendendo. Essa integração com a instituição e com meus colegas professores é importantíssima”.
Professora Severina também destacou que a faculdade tem pessoas altamente preparadas para administrar as atividades, principalmente relacionadas à inclusão. “Pela qualidade dos palestrantes, essa atualização está se mostrando vital para minha carreira”.
Conteúdos
Durante cinco dias, os professores dos três cursos debateram temas como o sistema de avaliação ENADE, Portal do Professor, pesquisa acadêmica, atualização de currículo Lattes e uma oficina de Libras, a Língua Brasileira de Sinais.
“Sabemos que a linguagem de Libras é o segundo idioma oficial do país, por isso que há três semestres estamos nesse processo de alfabetização dos nossos professores. Eles aprendem a comunicação básica para ter um contato prévio com quem precisa. A FACIT está aberta esperando os alunos dentro do processo de inclusão”, ressalta a diretora da faculdade.
Para a professora do curso de Odontologia, Kássia Rúbia de Freita, a capacitação é muito necessária porque atualiza o professor sobre as dificuldades dos alunos e as mudanças pedagógicas. “Dessa forma, poderemos levar mudanças didáticas para eles e proporcionar sempre um ensino de qualidade”.