Professora Myrella, da FACIT, é co-autora de livro nacional na área da Odontologia

Mais uma vez, o nome da Faculdade de Ciências do Tocantins – FACIT ganha repercussão no cenário acadêmico nacional. Tudo graças à competência da professora Myrella Castro, que leciona as disciplinas de Fisiologia e Farmacologia no curso de Odontologia.

Professora Myrella é autora de um dos capítulos do livro “Estratégias Terapêuticas Atuais – No Manejo da Doença Periodontal E Peri-Implantar”, lançado durante o XXVII Congresso Brasileiro de Periodontologia, promovido pela Sociedade Brasileira de Periodontologia – SOBRAPE, em abril.

“O convite surgiu de um professor da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto, pois eu ainda faço parte da equipe de pesquisa do Departamento de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial e Periodontia”, conta a docente.

O capítulo intitulado “Modulação da Resposta do Hospedeiro: Uso de Anti-Inflamatórios na Periodontia” aborda o uso de fármacos como moduladores da resposta imunológica dos pacientes como um coadjuvante no tratamento de doença periodontal (DP).

“A DP é causada pelo desequilíbrio entre a presença de microorganismos periodontopatogênicos e a resposta inflamatória exacerbada. O capítulo faz uma revisão dos medicamentos alopáticos ou fitoterápicos que são indicados para o controle da resposta inflamatória do hospedeiro”, explica Myrella.

Segundo a professora, há algumas frentes da Odontologia que indicam que, se houver uma redução da resposta inflamatória, há uma regressão da doença periodontal. “É isto que o texto aborda.”

O livro já está disponível em livrarias por todo o Brasil. “Foi gratificante participar desta obra, porque, além dos ganhos profissionais, é uma forma de manter os nossos alunos atualizados sobre as novas tendências no tratamento da DP e ainda projeta o nome da FACIT”, finaliza a professora.