Professor da FACIT produz documentário sobre história e religiosidade de Pé do Morro

O documentário “Caminhos do Morro”, produzido por Cássio Cipriano, professor do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Ciências do Tocantins – FACIT-TO e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCult) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), conta um pouco da história e da religiosidade de Pé do Morro, município de Aragominas (TO), por meio de relatos de moradores pioneiros do local.

O filme foi gravado durante um trabalho de campo organizado pelos professores Dernival Venâncio e Rosária Nakashima, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), junto com a terceira turma de mestrado do PPGCult.

Com duração de 34 minutos, o documentário traz depoimentos de Dona Maria Mendes, conhecida como a guardiã do morro, Seu Raimundo Benício e Seu Manoel, contando sobre sua chegada, narrando suas experiências e sobre como surgiu o município de Aragominas. Em seus relatos, é marcante a forte relação com a fé e espiritualidade, que explica o local ser marcado por crenças, histórias de importantes figuras religiosas da região e tradições como a romaria.

O documentário foi exibido em uma sessão particular para a terceira turma do PPGCult (UFT), no dia 09/11, mas já conta com três exibições públicas agendadas. A primeira aconteceu no dia 18, em sessão aberta na Câmara Municipal de Aragominas (TO); no dia 20/11 (segunda), às 19:00h, será exibido durante o III Fórum da Consciência Negra, no Colégio Estadual Marechal Costa e Silva, em Muricilância (TO); e dia 24/11 (sexta), às 14 horas, será exibido durante a VII Semana de História da UFT, no Auditório II da UFT – Campus Cimba, em Araguaína (TO).

Após as exibições ao público, o documentário será disponibilizado na internet, para que todos os que tenham interesse possam conferir.