Getting your Trinity Audio player ready... |
O curso de Direito da Faculdade de Ciências do Tocantins (FACIT) celebra um marco importante em sua trajetória acadêmica: o professor Márcio Adriano Souza foi nomeado conselheiro nacional da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (ABRACRIM), uma das entidades mais representativas da advocacia criminal no país. A nomeação do docente, juntamente com os advogados Wanderson Ferreira e Jander Araújo Rodrigues, coloca o Tocantins em posição de destaque no cenário jurídico nacional, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, onde a advocacia criminal tem ganhado cada vez mais força e representatividade.
Para o professor Márcio Adriano, a nomeação é o reconhecimento por sua trajetória dedicada à defesa da Justiça e das prerrogativas profissionais. “Para mim, é um motivo de orgulho, sensação de reconhecimento pelo trabalho e pela dedicação. Sempre busquei respeito à nossa profissão, que muitas vezes é incompreendida e aviltada — até que um dia um de nós ou nossos familiares precise de uma boa defesa. E neste momento, somos nós que estaremos lá, buscando justiça e segurança jurídica”, destacou.
A conquista reforça não apenas o prestígio do professor, mas também a qualidade do corpo docente da FACIT. “Aos meus colegas, aos meus alunos e à instituição onde leciono, meu muito obrigado por acreditarem no meu mister”, completou Márcio Adriano, que também celebrou a repercussão de sua nomeação em páginas jurídicas nacionais como a Nação Jurídica, com quase 1 milhão de seguidores. O curso de Direito da FACIT é o único de Araguaína com nota máxima, conceito 5 no Ministério da Educação.
Márcio Adriano Cabral de Souza, 53 anos, natural de João Pessoa-PB, é professor do curso de Direito da FACIT e atua há mais de uma década como advogado criminalista. Com sólida formação na área, é pós-graduado em Direito Penal, Constitucional e Processual Penal, unindo a vivência prática nos tribunais à experiência acadêmica, contribuindo para a formação de novos profissionais do Direito com foco crítico e ético na atuação jurídica.
A ABRACRIM
A Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (ABRACRIM) é uma entidade nacional fundada em 17 de setembro de 1993, durante o I Encontro Brasileiro dos Advogados Criminalistas realizado em Curitiba. Desde então, a ABRACRIM tem se dedicado à defesa das prerrogativas dos advogados criminalistas, à promoção dos direitos fundamentais e ao fortalecimento do Estado Democrático de Direito. Com representações em diversos estados, a associação atua como voz ativa na proteção das garantias legais da advocacia criminal, contribuindo para o aprimoramento do sistema brasileiro de justiça penal.