Getting your Trinity Audio player ready... |
A Faculdade de Ciências do Tocantins- FACIT- publicou a nova edição do Jornal Científico JNT (Facit Business and Technology Journal). O periódico reúne na edição número 58, 23 artigos com mais de 400 página, divulgando pesquisas realizadas em diversas instituições de ensino superior do país como a Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), além de 0outras instituições.
Entre as diversas pesquisas publicadas no jornal cientifico da FACIT, está o trabalho que tem como tema: Contribuições do Movimento Banco Vermelho da Secretaria Especial da Mulher Para o Combate à Misoginia e ao Feminicídio em Araguaína-TO. A obra foi realizada por mulheres que tiveram experiências traumáticas de feminicídio em suas vidas, O Movimento Banco Vermelho é um projeto internacional que se originou na Itália em 2016, e rapidamente se expandiu, com bancos instalados em diversos países, como Espanha, Áustria, Austrália, Argentina e Brasil.
O trabalho foi realizado pelas pesquisadoras da FACIT, Aline Aparecida Benedito de ALENCAR e Severina Alves de ALMEIDA, Sissi.
Outros estudos também destacam o uso da tecnologia. O trabalho publicado pelos pesquisadores Bárbara Barbosa e Daniel Cervantes abordou a Herança Digital: Os Efeitos Sucessórios dos Bens Armazenados Virtualmente. O artigo é uma revisão bibliográfica que aborda os avanços necessários na legislação brasileira para garantir a ética e a proteção dos direitos dos usuários da internet.
Com uma política de publicação de fluxo contínuo, o JNT acumula, em oito anos de existência, um total de 1.681 trabalhos publicados, atingindo uma média de 210 publicações anuais. O periódico atende pesquisadores de Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil e do exterior, com grande relevância também para a produção científica do Tocantins, especialmente em Araguaína.
Desde sua primeira avaliação no biênio 2017-2020, o JNT alcançou a classificação “B1” na Qualis Capes – Plataforma Sucupira. Com a avaliação do quadriênio 2021-2024 em andamento, a expectativa é atingir a classificação “A1” ainda no primeiro semestre de 2025.
Clique no link e confira a edição na íntegra da JNT https://revistas.faculdadefacit.edu.br/index.php/JNT/index
Confira outros artigos de destaque publicados ao longo dos anos
• Perfil Epidemiológico de Pacientes com Câncer de Canal Anal e o Tratamento Oncológico na Doença Inicial em um Hospital Oncológico Público do Distrito Federal, das pesquisadoras Mônica Rodrigues Pires, Lara de Paula Sousa e Raquel Baptista. O estudo analisou 39 pacientes atendidos no Hospital Regional de Taguatinga entre 2013 e 2022.
• Lawfare: O Direito Brasileiro Usando o Canto da Sereia para Deturpação do Cenário Jurídico Político, do pesquisador Flávio Benício Gouveia de Sousa (FACIT). A pesquisa discute o conceito de “Lawfare” e sua influência no cenário político nacional.
• Tratamento das Más Oclusões de Classe II Utilizando o Propulsor Twin Force Bite Corrector: Relato de Caso, da pesquisadora Daniella Ferreira de Freitas Mendes (FACIT). O estudo apresenta a eficiência clínica do dispositivo ortodôntico Twin Force Bite Corrector.