PRIMEIRO FÓRUM DA CPA MOSTRA O CRESCIMENTO DA FACIT E DISCUTE MELHORIAS COM A COMUNIDADE ACADÊMICA

A Comissão Permanente de Avaliação (CPA) FACIT realizou o I Fórum para discutir avanços no trabalho feito pela instituição desde sua implantação. O evento contou com a presença em massa da comunidade acadêmica de todos os cursos da FACIT, autoridades e convidados. Participaram do encontro o vereador e líder de governo na Câmara de Araguaína, Marcus Marcelo, Tenente Coronel Clégio Valadares, representando o comando do Segundo Batalhão da PM de Araguaína, o médico Hélder Feltrim, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jair Clarindo da Silva e a diretora geral da FACIT, Dra. Ângela Maria Silva.

O Fórum mostrou os números positivos alcançados através de um trabalho minuciosamente planejado pela FACIT. Eugênio Piva, professor da FACIT e contador com vasta experiência no ramo, falou sobre a função social da instituição, do valor gerado em Araguaína. “A FACIT tem se consolidado como uma instituição que vem gerando valor na cidade. É importante que as pessoas percebam cada vez mais a importância do papel de uma empresa, de uma instituição. O que ela investe aqui, compra aqui e atrai de recursos que são movimentados na própria cidade”, disse.

Ainda durante o evento, a diretora geral da FACIT mostrou os atendimentos realizados pelos diversos projetos sociais desenvolvidos pela instituição. De 2015 até agora foram 314 mil procedimentos realizados, por exemplo, na clínica odontológica do Campus II. Atendimentos que chegaram à comunidade carente que necessita de um auxílio nos cuidados com a higiene bucal e bem estar.

O Fórum contou ainda com a apresentação das crianças da Escola Luiz Gonzaga que fica no setor Costa Esmeralda. O coral da escola é resultado do trabalho mantido pela FACIT de apoio à cultura com aulas de música e aquisição de instrumentos musicais que ajudam no desenvolvimento das crianças dentro da escola. Na unidade, a FACIT mantém o projeto modelo para todo Brasil com um consultório odontológico que atende os alunos gratuitamente. Um trabalho realizado em parceria com a prefeitura de Araguaína.

A CPA

A Comissão Própria de Avaliação tem a responsabilidade de elaborar e desenvolver, junto à comunidade acadêmica, à administração e aos órgãos superiores, uma proposta de autoavaliação, dentro dos princípios e diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação e Educação Superior (SINAES).

O Fórum realizado no auditório José Horácio teve o objetivo também de informar aos acadêmicos sobre a aplicação do questionário anual que é feita para medir o nível de satisfação dos alunos, as sugestões ou elogios para melhoria do trabalho realizado pela instituição. O questionário é aplicado dentro das dimensões estabelecidas pelo MEC: Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão; Responsabilidade Social da Instituição; Comunicação com a Sociedade; Políticas de Pessoal, Organização e Gestão da Instituição, entre outros.

O questionário busca identificar a situação do ensino nos cursos de graduação e pós-graduação, os pontos fortes e aqueles que precisam de adequações. O resultado é divulgado para a comunidade e é usado para traçar um plano de melhoria. O presidente do Conselho Municipal de Saúde destacou o trabalho realizado pela FACIT. “Faço parte de um conselho que realiza um trabalho muito sério e aonde vamos, vemos o trabalho que é feito pela FACIT. A instituição cresceu não só em estrutura, mas principalmente na confiança do público. A FACIT é uma faculdade com muita credibilidade em Araguaína”, disse Jair Clarindo.