Primeira turma de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FACIT apresentou trabalhos de conclusão de curso

Mais um ciclo da vida que se encerra e uma nova jornada que começa. As portas do mercado de trabalho se abrem para os primeiros formandos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), da Faculdade de Ciências do Tocantins – FACIT.

A noite de apresentações de monografias foi tomada por um misto de alegria e apreensão. Os acadêmicos apresentaram à banca avaliadora o resultado de dois anos e meio de muito estudo e atividades.

Para a acadêmica recém-formada, Evelyn Oliveira Nogueira, concluir o curso na FACIT foi importante porque a instituição tem uma visão diferente de como fazer o curso. “A faculdade não tem como foco somente a transmissão do conhecimento, mas sim promover a amizade entre acadêmicos, professores e comunidade. Foi muito gratificante concluir o curso aqui”, disse.

O Coordenador do curso de ADS, professor Renato dos Reis Ferreira, explicou que as empresas empregadoras têm acesso ao TCC dos acadêmicos, o que facilita na hora de contratar. “A área da tecnologia da informação tem muita demanda dentro de Araguaína, por isso muitos dos nossos alunos já saem do curso empregados”, destacou o coordenador.

A “ex” acadêmica Evelyn, por exemplo, era estagiária durante o curso e foi promovida dentro da empresa. Agora, ela conclui o curso já empregada em uma empresa de tecnologia da cidade.

Mas nem só de flores é feito o curso. O caminho trilhado é cheio de dificuldades e superação, conforme contou o aluno Gideon Vieira de Sousa. “A nossa trajetória foi muito sofrida, recebi críticas dentro da minha própria família. Mas é preciso ter muita raça para vencer na vida”, afirmou.