PRIMEIRA EDIÇÃO DO FACIT MULHER É SUCESSO DE PÚBLICO NA VIA LAGO

Um verdadeiro sucesso com serviços essenciais para a comunidade. Assim foi a primeira edição do FACIT MULHER realizada no último fim de semana em Araguaína. O trabalho contou com a participação de parceiros como o Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Estado, O Boticário, Instituto Harmonia, Óticas Carol e Grupo de Teatro Artpalco Cerca de mil atendimentos foram realizados durante o evento na Via Lago, principal cartão postal de Araguaína. O FACIT MULHER foi criado como uma forma de pedir um basta na violência que continua fazendo parte da rotina de muitas tocantinenses.

Durante o evento, dados da violência foram apresentados ao público. Em Araguaína uma média de 70 boletins de ocorrências são abertos todos os dias envolvendo algum tipo de violência contra a mulher. O grupo Artpalco apresentou uma vitrine viva com duas atrizes encenando o cotidiano das mulheres que são obrigadas a manter o silêncio por conta da violência ou mesmo são vítimas de outras formas de agressão pela forma de se vestir.

A Liga LASOMI do curso de Odontologia chamou a atenção das crianças levando uma orientação sobre a saúde bucal de forma lúdica. A Liga de Odontologia hospitalar também preparou uma programação com muita orientação para quem foi ao evento. A Ana Maria levou as filhas ao evento e aprovou a iniciativa. “Foi muito bacana. Minhas filhas aprenderam como cuidar dos dentinhos e gostei muito do atendimento das meninas da Liga. Espero que mais eventos como este sejam realizados. A FACI está de parabéns”, disse.

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FACIT desenvolveu um trabalho com orientação mostrando como as mulheres podem denunciar e evitar crimes envolvendo a internet. Mulheres que em muitos casos têm a intimidade exposta de forma covarde nas redes. O curso de Direito também levou informações sobre os direitos da mulher, como denunciar e como identificar os casos de agressão que podem se manifestar de várias formas. Acadêmicos dos cursos de Radiologia e Administração também participaram com informação e muita interação com o público. Os acadêmicos de Radiologia levaram serviço de orientação sobrem o exame de imagem de mamografia.

Maquiagem e exames.

Um stand do O Boticário ambém foi montado levando um dos principais serviços de valorização da beleza da mulher. Maquiagem profissional foi realizada de forma gratuita por profissionais durante toda a atividade. O Instituto Harmonia, através do médico Elder Feltrin fez um trabalho de orientação sobre o exame da tireóide nas mulheres e tirou dúvidas sobre o efeito da agressão física para a vítima.

A programação foi encerrada com um aula de zumba que lotou o calçadão da Via Lago e animou o fim de semana do araguainense. O evento passa a fazer parte do calendário de atividades da instituição. E será sempre realizado na semana de comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO FACIT-TO.

FALE COM A ASCOM ascom@faculdadefacit.edu.br