Periódico científico da FACIT tem reconhecimento de relevância internacional

Classificação da indexação da revista on line JNT – FACIT Business and Technology Journal do triênio 2017-2020 qualis “B1” está publicada na Plataforma Sucupira

A JNT – FACIT Business and Technology Journal teve a classificação de sua indexação publicada na Plataforma Sucupira, ferramenta do Ministério da Educação que coleta informações como base de referência do Sistema Nacional de Pós-Graduação e os periódicos das mais diversificadas Instituições de Ensino Superior.

Fundada em 2017, a JNT é um periódico on-line que tem como objetivo disseminar o conhecimento científico, publicando produções acadêmicas de pesquisadores e pesquisadoras de instituições do Tocantins, do Brasil e do mundo, com destaque para a FACIT – Faculdade de Ciências do Tocantins.

O conteúdo do JNT – FACIT Business and Technology Journal do triênio 2017-2020 recebeu a classificação de nível de relevância científica de ‘Qualis B1’. Para ser inserida na Plataforma Sucupira, a produção científica passa por uma criteriosa avaliação orientada pela Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

A avaliação é realizada com a participação da comunidade acadêmico-científica nacional e internacional, por meio de consultores voltados especificamente para esse trabalho. O objetivo é assegurar a qualidade dos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado no país, cujas publicações estão vinculadas a um determinado periódico científico on-line ou impresso.

Os critérios utilizados visam a fomentar qualitativa e quantitativamente a produção intelectual dos programas das Instituições de Ensino Superior, bem como estabelecer o nível de hierarquia de relevância científica, originalidade, complexidade, acessibilidade e impacto acadêmico, público e social dos conteúdos produzidos. Na medida em que esses programas em suas produções citam uma publicação de uma revista, esta é automaticamente vinculada, favorecendo a hierarquia na indexação.

“A indexação da classificação das nossas produções acadêmicas na Plataforma Sucupira revela o nível de relevância dos conteúdos científicos que nossos docentes e discentes têm produzido. Também reforça o nível de qualidade dos nossos cursos de pós-graduação. Ficamos felizes pelo reconhecimento e pela contribuição que as nossas publicações têm gerado para comunidade acadêmico-científica internacional”, afirmou Carollyne Mota, diretora-geral da FACIT.

Plataforma Sucupira

A ferramenta que homenageia o professor Newton Sucupira, autor do documento que conceituou, formatou e institucionalizou a pós-graduação brasileira nos moldes dos dias de hoje. Newton Lins Buarque Sucupira nasceu em Alagoas em 9 de maio de 1920 e faleceu no Rio de Janeiro em 26 de agosto de 2007.

A Plataforma Sucupira fornece para toda a comunidade acadêmica, em tempo real e com transparência, as informações, processos e procedimentos. Ela também é uma ferramenta que propicia a parte gerencial-operacional de todos os processos e permite maior participação das pró-reitorias e coordenadores de programas de pós-graduação.