Pela primeira vez, Facit promove Semana de Ciência e Tecnologia

Com o tema “Cibersegurança”, evento será realizado entre os dias 16 e 20 de outubro, sendo totalmente on-line, com palestras e apresentações de pesquisas realizadas pelos acadêmicos da instituição

Romper as paredes da sala de aula e buscar o envolvimento da comunidade fora da academia, além de difundir os conhecimentos dos acadêmicos para que possam ser úteis às pessoas, especialmente neste momento de pandemia. Partindo desse princípio, a Faculdade de Ciências do Tocantins (Facit) promove a 1ª Semana de Ciência e Tecnologia do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com o tema “Cibersegurança”, entres os dias 16 e 20 de outubro.

O objetivo é aproximar a ciência e a tecnologia da população, através dos acadêmicos, compartilhando o conhecimento de forma simples e acessível, utilizando as redes sociais e outras plataformas virtuais como ferramentas de difusão do conhecimento produzido nos cursos da instituição.

As inscrições podem ser realizadas no site da instituição (www.faculdadefacit.edu.br), a partir deste sábado, 10, até sexta, 16. O evento é totalmente on-line (Google Meet) e gratuito.

A Semana

Neste ano, a Faculdade Facit vai acompanhar a programação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que incentiva as instituições de ensino de todo o Brasil, tanto de ensino fundamento como médio, técnico ou superior, a promoverem ações dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

De acordo com o coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Cássio Cipriano, a cibersegurança foi escolhida para ser o tema da Semana pois tem se tornado uma das áreas tecnológicas mais importantes da atualidade. “O mundo está cada vez mais conectado, informações e dados importantes são compartilhados constantemente pela internet e arquivos confidenciais são armazenados digitalmente e, neste cenário, a cibersegurança tem se tornado uma das áreas tecnológicas mais importantes da atualidade”, afirmou.

Segundo o coordenador, da mesma forma que a tecnologia avança, as ameaças virtuais também se tornam mais sofisticadas e perigosas, sendo preciso combatê-las. “Neste sentido, a educação e a orientação são de suma importância para que as pessoas tomem conhecimento dos riscos aos quais estão expostas no ambiente virtual e quais cuidados devem tomar para utilizar as tecnologias de forma segura. Por isso a escolha do tema cibersegurança”, ressaltou.

Palestra e Seminários

A Semana inicia-se na próxima sexta-feira, 16, às 19h30, com a palestra de abertura “Como começar na área de Pen Test”, tendo como palestrante Joas Antônio dos Santos, da empresa Etnical Hacher & Cyber Security Consultant. Será transmitida no canal da Facit no Youtube (youtube.com/FaculdadeFacitTO).

A programação segue no sábado, 17, a partir das 14h, com a realização de seminários produzidos pelos acadêmicos de ADS. Na segunda, 19, as atividades retomam a partir das 19h30. Finalizando na terça, 20, também a partir das 19h30.

16/10 – 19h30

Abertura com a palestra “Como começar na área de Pen Test”; palestrante Joas Antônio dos Santos (Ethical Hacker & Cyber Security Consultant)

Mediadores: Prof. Cássio Cipriano e Prof. Márcia Savoine

17/10 – 14h