Parceria entre FACIT e IFTO estimula desenvolvimento de inovações pelos estudantes

Com inovação, dinamismo e diversão, a cultura maker promove um aprendizado mais prático e intenso

Promove um aprendizado mais prático e intenso com muita inovação, dinamismo, diversão e impactos reais na vida das pessoas. Esse é o principal objetivo da parceria firmada entre a FACIT – Faculdade de Ciências do Tocantins e o IFTO – Instituto Federal do Tocantins.

O Acordo de Parceria, Cooperação Técnica e Científica foi realizada nesta terça-feira, 13/12. A iniciativa visa estimular entre os alunos do Ensino Médio do IFTo e acadêmicos da FACIT a criatividade e o desejo pela criação e descobertas por meio da Educação 4.0, ferramenta pedagógica alicerçada pela pesquisa e inovação.

Na prática, serão utilizadas linguagens computacional e artificial, a internet das coisas e as redes de dados mais potentes, além da experimentação através da criação de protótipos para o desenvolvimento da inovação.

“A parceria vai estabelecer trocas de conhecimentos teóricos e práticos por meio da pesquisa, desenvolvimento e inovação. Vamos criar um ambiente de compartilhamento de laboratórios e outros espaços potencialmente apropriados para uso dos alunos das duas instituições. Com isso estaremos gerando um movimento de ensino-aprendizagem que reforça as práticas educacionais, colocando os alunos como protagonistas, proporcionando uma experiência transdisciplinar e engajadora”, explicou a doutora Carollyne Mota, diretora-geral da FACIT.

Cultura maker

Com inovação, dinamismo e diversão, a cultura maker ou “mão na massa” promove um aprendizado mais prático e intenso. Esta prática pedagógica é mais dinâmica do que meios tradicionais e traz benefícios importantes aos alunos.

De acordo com um estudo da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, estudantes que vivenciaram a aprendizagem mão na massa tiveram um desempenho 30% mais alto do que colegas de métodos convencionais.

“É uma prática especialmente interessante para materializar ou experimentar ideias e conceitos ou para pesquisar como certas coisas funcionam. Nossa expectativa é que tanto os alunos do Ensino Médio do IFTO quanto nossos acadêmicos da FACIT desenvolvam a criatividade e o desejo pela criação e descobertas, competências cada vez mais presentes no dia a dia da sociedade”, afirmou Jocirley de Oliveira, supervisor acadêmico da FACIT.

Os resultados da parceria serão publicados no conceituado periódico internacional, a revista JNT – Facit Business and Techonology Journal, com extrato da Capes Qualis B1.