Parceria entre FACIT e IFTO estimula desenvolvimento de inovações pelos estudantes

Com inovação, dinamismo e diversão, a cultura maker promove um aprendizado mais prático e intenso

Promove um aprendizado mais prático e intenso com muita inovação, dinamismo, diversão e impactos reais na vida das pessoas. Esse é o principal objetivo da parceria firmada entre a FACIT – Faculdade de Ciências do Tocantins e o IFTO – Instituto Federal do Tocantins.

O Acordo de Parceria, Cooperação Técnica e Científica foi realizada nesta terça-feira, 13/12. A iniciativa visa estimular entre os alunos do Ensino Médio do IFTo e acadêmicos da FACIT a criatividade e o desejo pela criação e descobertas por meio da Educação 4.0, ferramenta pedagógica alicerçada pela pesquisa e inovação.

Na prática, serão utilizadas linguagens computacional e artificial, a internet das coisas e as redes de dados mais potentes, além da experimentação através da criação de protótipos para o desenvolvimento da inovação.

“A parceria vai estabelecer trocas de conhecimentos teóricos e práticos por meio da pesquisa, desenvolvimento e inovação. Vamos criar um ambiente de compartilhamento de laboratórios e outros espaços potencialmente apropriados para uso dos alunos das duas instituições. Com isso estaremos gerando um movimento de ensino-aprendizagem que reforça as práticas educacionais, colocando os alunos como protagonistas, proporcionando uma experiência transdisciplinar e engajadora”, explicou a doutora Carollyne Mota, diretora-geral da FACIT.

Cultura maker

Com inovação, dinamismo e diversão, a cultura maker ou “mão na massa” promove um aprendizado mais prático e intenso. Esta prática pedagógica é mais dinâmica do que meios tradicionais e traz benefícios importantes aos alunos.

De acordo com um estudo da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, estudantes que vivenciaram a aprendizagem mão na massa tiveram um desempenho 30% mais alto do que colegas de métodos convencionais.

“É uma prática especialmente interessante para materializar ou experimentar ideias e conceitos ou para pesquisar como certas coisas funcionam. Nossa expectativa é que tanto os alunos do Ensino Médio do IFTO quanto nossos acadêmicos da FACIT desenvolvam a criatividade e o desejo pela criação e descobertas, competências cada vez mais presentes no dia a dia da sociedade”, afirmou Jocirley de Oliveira, supervisor acadêmico da FACIT.

Os resultados da parceria serão publicados no conceituado periódico internacional, a revista JNT – Facit Business and Techonology Journal, com extrato da Capes Qualis B1.

Compartilhe esta postagem »»

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

Eu concordo em receber outras comunicações da FACIT. Para fornecer o conteúdo solicitado, precisamos armazenar e processar seus dados pessoais. Se você consentir com o armazenamento dos seus dados pessoais para essa finalidade. Eu concordo em permitir que a FACIT armazene e processe meus dados pessoais. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.