A anestesiologia veterinária é uma das áreas que mais tem evoluído nos últimos anos. Valorizada tanto por tutores, quanto por médicos veterinários, a anestesia, de maneira geral, é a utilização de drogas de forma temporária para suprir a dor durante algum tipo de procedimento cirúrgico. Por envolver pequenos e grandes animais a especialidade tem diversas particularidades e é extremamente complexa.
O crescimento da área deu-se pelo fato dos procedimentos cirúrgicos veterinários aumentarem. Dessa forma, é fundamental que os médicos veterinários tenham o conhecimento profundo da anestesiologia veterinária. Afinal, mesmo que o profissional não lide diariamente com cirurgias pode encontrar algum paciente que não seja fácil de atender, sem auxílio de anestesia.
E mais, alguns exames e procedimentos a sedação torna-se indispensável. Por isso, a área está em grande expansão e o mercado busca por profissionais cada vez mais aptos a lidar com os processos anestésicos da melhor forma. Sendo assim, estudar muito é um dos pré-requisitos para um anestesista para que ele possa levar aos seus pacientes o que há de melhor.