Palestra do Curso de Odontologia da FACIT Promove Saúde Bucal em Parceria com a UNIIAL da UFNT

No dia 14 de setembro, o curso de Odontologia da FACIT marcou presença em uma importante iniciativa de promoção da saúde bucal na terceira idade. A coordenadora do curso e a acadêmica Ana Laura Dias Marinho estiveram na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), participando do projeto Universidade de Identidades, Adultez e Longevidade (UNIIAL). Mais de 50 idosos participaram do evento, que teve como foco a orientação em saúde bucal e o encaminhamento para atendimento odontológico na clínica de graduação da FACIT.

O projeto UNIIAL, coordenado pelas Profa. Dra. Antônia Márcia Duarte Queiroz e pela Dra. Domingas Monteiro de Sousa, é uma importante iniciativa de extensão que busca promover o bem-estar e a qualidade de vida na terceira idade. A participação do curso de Odontologia da FACIT nesta iniciativa reforça o compromisso da instituição com a comunidade e a saúde bucal da população.

Durante o evento, os participantes puderam debater sobre os problemas relacionados à saúde bucal no contexto da gerontologia e da geriatria, buscando estratégias para melhorar a qualidade de vida e o processo de envelhecimento de cada indivíduo. Houve uma troca de saberes enriquecedora entre os acadêmicos da UNIIAL e os representantes do curso de Odontologia da FACIT, fortalecendo a compreensão do valor social dos idosos e sua participação ativa na sociedade.

A coordenadora do curso de Odontologia da FACIT destacou a importância do evento: “Foi um momento importante para debater com os acadêmicos da UNIIAL os problemas relacionados à saúde bucal no âmbito da gerontologia e da geriatria buscando melhorar a vida e consequentemente o envelhecimento de cada um. Houve troca de saberes que fortaleceram a compreensão do valor social que eles possuem e a sua participação na sociedade como um todo.”

Além disso, já foram manifestadas intenções de firmar um termo de parceria para continuar participando das atividades da UNIIAL, o que demonstra o interesse mútuo em fortalecer laços e promover ações contínuas em prol da saúde e do bem-estar dos idosos da região.

A participação do curso de Odontologia da FACIT nesta iniciativa é mais um passo importante na busca por uma sociedade mais inclusiva, saudável e atenta às necessidades da população idosa.