A semana de início das atividades do semestre tem sido intensa na Faculdade de Ciências do Tocantins. Uma programação foi preparada pelas coordenações de todos os cursos da instituição. No auditório José Horácio, Campus II, os acadêmicos receberam as boas vindas da coordenadora acadêmica, Dra. Tatiana Ramirez e do quadro docente em uma noite de recepção e apresentação das primeiras atividades.
Já no Campus I, a noite foi marcada pela palestra da procuradora do Ministério Público do Trabalho, Cecília Amália Cunha Santos. Com o tema: Direitos Sociais e Neoconstitucionalismo, ela abordou os principais temas que estão ligados aos direitos básicos das pessoas como o trabalho escravo” É uma realidade em nosso estado. O trabalho escravo não é aquele em que a pessoa trabalha acorrentada. As coisas mudaram. Hoje o trabalhador sequer tem o direito de receber o salário porque muitos trabalhos para pagar a dívidas já contraída. Isso ainda é muito comum”, disse.
A palestra marcou o início dos trabalhos do segundo semestre no curso de Direito da Faculdade de Ciências do Tocantins. O calendário acadêmico prevê ainda várias atividades como o projeto Plantar e Cuidar que é uma forma de recepcionar os calouros aliado ao trabalho ambiental com o plantio de mudas em nascentes da Bacia Hidrográfica do Rio Araguaia.