OPORTUNIDADE: O SISTEMA DE LOGÍSTICA DE UMA EMPRESA. CONHEÇA AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DESSA ATIVIDADE.

Vamos falar de um sistema complexo e importante para as empresas. O sistema de logística que destaca as funções mais exigidas desse tipo de mercado. Se liga nas dicas do Papo de Administrador e tenha uma carreira de sucesso! A nossa conversa é com o Professor Rogério dos Reis Brito, Mestre em Administração pela Universidade São Marcos-São Paulo e professor de Administração da FACIT.

Professor, como pode ser definido o departamento de logística de uma empresa?

O departamento de logística corresponde a um conjunto de etapas operacionais que garantem que a empresa cumpra com o que prometido aos clientes principalmente no que diz respeito à entrega. Abaixo desse departamento existem setores que fazem com que tudo isso funciona, como por exemplo o setor de compras onde tudo se inicia a partir da compras de insumos, de matérias primas. Outro setor importante é o de armazenamento. No setor de armazenamento é fundamental que os itens fiquem disponíveis e em segurança, além de organizado para fácil acesso e retirada.

Por que a carreira de logística tem ganhado tanta importância nos últimos anos?

A questão tecnológica e o investimento nessa área são enormes. Nós podemos destacar um diretor de Suppplay Chain que tem como função dirigir e fazer o planejamento do setor de logístico de uma empresa. Isso abrange não só a questão do transporte, mas também a distribuição e armazenagem de matérias primas, máquinas, equipamentos, materiais de serviços em geral.

Qual outra função o senhor destacaria para quem está de olho nesse mercado?

Temos também o gerente de compras. A função desse profissional é planejar e controlar a compra de materiais e equipamentos conforme as necessidades da empresa e também temos o gerente de planejamento e cabe a esse gerente de planejamento a função de planejar e controlar todas as etapas que envolvem o ciclo produtivo da empresa que envolve principalmente os aspectos financeiros. Garantido que todas as operações e processos sejam efetuados como menor percentual de custo e desperdício possível. Temos também o gerente de logística que é um profissional cuja função também é planejar, avaliar e controlar os meios de transporte, garantido a sua eficiência. Ele deve basear-se nos recursos financeiros , materiais e humanos disponíveis.

Muito se fala sobre a função do coordenador de comércio exterior e do coordenador de PCP. O que o senhor pode dizer sobre essas duas atividades?

O coordenador de comércio exterior é o profissional que tem como principal função coordenar a equipe de importação e exportação. Ele atua em negociação a nível internacional. E temos ainda o coordenador de PCP que é o coordenador de planejamento e controle de produção que na verdade tem como principal função a coordenação e a execução de operações do setor. Ele deve analisar os apontamentos de produção, monitorar as tarefas. O setor ele está ainda muito carente desses profissionais, de pessoas que possam atuar numa variedade de ramos da atividade. Por isso o profissional em formação precisa estar sempre atento.

Compartilhe esta postagem »»

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out LoudPress Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out LoudPress Enter to Stop Reading Page Content Out LoudScreen Reader Support

Eu concordo em receber outras comunicações da FACIT. Para fornecer o conteúdo solicitado, precisamos armazenar e processar seus dados pessoais. Se você consentir com o armazenamento dos seus dados pessoais para essa finalidade. Eu concordo em permitir que a FACIT armazene e processe meus dados pessoais. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.

×