Vamos falar de um sistema complexo e importante para as empresas. O sistema de logística que destaca as funções mais exigidas desse tipo de mercado. Se liga nas dicas do Papo de Administrador e tenha uma carreira de sucesso! A nossa conversa é com o Professor Rogério dos Reis Brito, Mestre em Administração pela Universidade São Marcos-São Paulo e professor de Administração da FACIT.
Professor, como pode ser definido o departamento de logística de uma empresa?
O departamento de logística corresponde a um conjunto de etapas operacionais que garantem que a empresa cumpra com o que prometido aos clientes principalmente no que diz respeito à entrega. Abaixo desse departamento existem setores que fazem com que tudo isso funciona, como por exemplo o setor de compras onde tudo se inicia a partir da compras de insumos, de matérias primas. Outro setor importante é o de armazenamento. No setor de armazenamento é fundamental que os itens fiquem disponíveis e em segurança, além de organizado para fácil acesso e retirada.
Por que a carreira de logística tem ganhado tanta importância nos últimos anos?
A questão tecnológica e o investimento nessa área são enormes. Nós podemos destacar um diretor de Suppplay Chain que tem como função dirigir e fazer o planejamento do setor de logístico de uma empresa. Isso abrange não só a questão do transporte, mas também a distribuição e armazenagem de matérias primas, máquinas, equipamentos, materiais de serviços em geral.
Qual outra função o senhor destacaria para quem está de olho nesse mercado?
Temos também o gerente de compras. A função desse profissional é planejar e controlar a compra de materiais e equipamentos conforme as necessidades da empresa e também temos o gerente de planejamento e cabe a esse gerente de planejamento a função de planejar e controlar todas as etapas que envolvem o ciclo produtivo da empresa que envolve principalmente os aspectos financeiros. Garantido que todas as operações e processos sejam efetuados como menor percentual de custo e desperdício possível. Temos também o gerente de logística que é um profissional cuja função também é planejar, avaliar e controlar os meios de transporte, garantido a sua eficiência. Ele deve basear-se nos recursos financeiros , materiais e humanos disponíveis.
Muito se fala sobre a função do coordenador de comércio exterior e do coordenador de PCP. O que o senhor pode dizer sobre essas duas atividades?
O coordenador de comércio exterior é o profissional que tem como principal função coordenar a equipe de importação e exportação. Ele atua em negociação a nível internacional. E temos ainda o coordenador de PCP que é o coordenador de planejamento e controle de produção que na verdade tem como principal função a coordenação e a execução de operações do setor. Ele deve analisar os apontamentos de produção, monitorar as tarefas. O setor ele está ainda muito carente desses profissionais, de pessoas que possam atuar numa variedade de ramos da atividade. Por isso o profissional em formação precisa estar sempre atento.