Odontologia Estética: muito mais do que a beleza dos dentes

23 de agosto de 2021

Referência nacional e professor de pós-graduação da FACIT-TO, Dr. Paulo Quagliatto lembra que a especialidade é, antes de tudo, um tratamento para o paciente

Queridinho entre muitos recém-formados e profissionais experientes, o promissor segmento da Odontologia Estética é uma das especialidades mais procuradas do mercado, principalmente pelo efeito visual no principal “cartão de visitas” de muitas pessoas: o sorriso.

Mas conforme pontua o Prof. Dr. Paulo Sérgio Quagliatto, referência acadêmica nacional em Odontologia Estética e professor de pós-graduação da Faculdade de Ciências do Tocantins – FACIT-TO,  a área é muito mais abrangente e deve ser encarada como um tratamento, dependendo da necessidade de cada paciente.

“O profissional precisa ter em mente que estamos falando de um tratamento multiprofissional. Iremos lidar com dentes desalinhados e mal posicionados, corrigindo a forma, função e, claro, a estética”, diz o professor.

Saúde bucal + beleza

No curso de Atualização em Odontologia Estética da FACIT-TO, no qual o Dr. Paulo Quagliatto é professor, os cirurgiões-dentistas são capacitados para realizar tratamentos restauradores de forma minimamente invasiva.

Entre eles estão o clareamento dental, resinas, facetas, lentes de contato, dentre outros.

E Quagliatto ressalta que, para alcançar resultados satisfatórios na Odontologia Estética, é preciso ter a colaboração direta do paciente.

“No nosso curso, cuidamos da saúde do paciente, dos dentes e do sorriso. Há casos em que você tem um paciente com altos níveis de estresse, com apertamento e distúrbios do sono. Tudo isso influencia na odontologia ou na cavidade bucal, causando o envelhecimento precoce dos dentes”, afirma o especialista.

Ainda segundo Quagliatto, o paciente deve procurar um profissional especializado, pois nem todos os tratamentos estéticos podem ser realizados em qualquer pessoa. 

“No caso das facetas, por exemplo, é analisado o histórico de vida do interessado e é necessário que o mesmo tenha oclusão estável para que seja realizada a alteração da forma e cor dos dentes”, pontua.

Referência em pós-graduação

A FACIT-TO conta hoje com mais de 10 cursos de especialização, atualização e capacitação nos vários ramos da Odontologia.

Dr. Paulo Sérgio Quagliatto é coordenador do curso de Atualização em Odontologia Estética, que tem duração de 6 meses.

Ele é professor titular da Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual de Uberlândia (UFU-MG) e possui doutorado com trabalho executado nos Estados Unidos, na Universidade de Texas.

Para ele, “é sempre um prazer estar na FACIT-TO, uma faculdade bem estruturada, com professores atualizados e em constante crescimento.”

Compartilhar