Núcleo de Práticas Jurídicas da FACIT-TO atenderá população carente em demandas com a Justiça

20 de setembro de 2021

O serviço é gratuito e abrange causas das áreas Cível, Consumerista e Penal

No último dia 20 de setembro, o curso de Direito da Faculdade de Ciências do Tocantins (FACIT-TO) colocou à disposição dos acadêmicos e comunidade o Núcleo de Práticas Jurídicas, um serviço que levará orientação e apoio em demandas judiciais para a população com menor poder aquisitivo, de renda familiar de até dois salários mínimos.

Maicon Rodrigo Tauchert, coordenador do curso de Direito, ressalta que o NPJ tem dupla função: prestar um serviço gratuito e necessário às pessoas carentes e contribuir com a formação do aluno do curso de Direito.

“Serão acadêmicos do 6º período, ou 3º ano, que farão os atendimentos sob a supervisão de professores devidamente habilitados. Um dos pilares da faculdade é oferecer aos alunos a prática da profissão desde o início dos cursos e o NPJ é uma dessas ferramentas”.

Estrutura, local e áreas

O Núcleo de Práticas Jurídicas da FACIT-TO funcionará no campus I da instituição, localizada na Avenida José de Brito, no Setor George Yunes, de segunda à quinta-feira, das 15 às 17 horas.

A comunidade atendida terá acesso aos serviços nas áreas Cível, Consumerista e Penal.

Os agendamentos para atendimentos podem ser feitos no 0800 646 7277

Cidadania

As professoras e advogadas Marina Alcântara e Bruna de Paula, responsáveis pelo NPJ, reforçam que o núcleo é uma forma da faculdade compartilhar com a sociedade o conhecimento que é gerado na formação dos profissionais do futuro.

“O atendimento jurídico é um direito de todo cidadão e queremos fazer a nossa parte para que todos possam ter acesso a isso. E é fundamental que nossos alunos tenham contato com as demandas reais do sistema judicial brasileiro”, conclui Marina.