Novas tecnologias no mundo jurídico são temas de seminário promovido pela Facit

14 de setembro de 2020

Será realizado entre os dias 21 e 23, o 2º Seminário Jurídico da Faculdade de Ciências do Tocantins, tendo como tema principal “Direito, Disrupção e Tecnologia”, totalmente on-line, será transmitido pelo canal da instituição no Youtube

Acompanhando as mudanças do mundo pós-moderno com a chegada de novas tecnologias, a Faculdade de Ciências do Tocantins (Facit) promove o 2º Seminário Jurídico – Direito, Disrupção e Tecnologia, nos dias 21, 22 e 23 de setembro. Um evento totalmente on-line, que vai abordar como o profissional que atua na área Jurídica está se adaptando a estas novas tecnologias, principalmente neste período de pandemia.

A abertura será no dia 21, às 19 horas, com a palestra “Como humanizar o Direito fazendo uso das tecnologias para evitar o colapso do sistema de Justiça”, ministrada pelo Doutor em História (PUCRS) e Mestre em Ciência Política (UFRGS), Dr. Mauro Gaglietti; tendo como mediador o coordenador do curso de Direito da Facit, Maicon Rodrigo Tauchert.

Inscrições

Os interessados em participar, valendo 25 horas de carga horária, devem efetuar suas inscrições aqui , até o dia 23 de setembro, preenchendo o formulário disponível. O seminário será transmitido pelo canal da Faculdade Facit no Youtube.

Revolução da internet

Estamos vivendo a quarta revolução industrial, revelada pelo uso da internet das coisas e computação em nuvem. De acordo com um estudo divulgado pela Dell Tecnhologies ao Institute For The Future, “Projetando 2030: uma visão dividida do futuro”, 85% das profissões que serão exercidas em 2030 sequer foram inventadas.

E uma das profissões mais formalistas e tradicionais do mundo é o Direito. Mesmo assim, a busca por atualizações para se adequar às novas tecnologias é inerente ao profissional que atua na área. O dia a dia dos advogados está sendo modificado pela tecnologia, mesmo que lentamente. Neste cenário, novas ocupações e oportunidades vão surgir no mercado jurídico, exigindo novas competências, habilidades e novas disciplinas dos profissionais que tem terão que optar: ou acompanha essa nova realidade ou vai ficar de fora.

Programação

21 de setembro

19h – Abertura

19h15 – Como humanizar o Direito fazendo uso das tecnologias para evitar o colapso do sistema de Justiça

Dr. Mauro Gaglietti; João Paulo II, Passo Fundo (RS) e Faculdade Santa Rita, Chapecó (SC).

Mediador:  Maicon Rodrigo Tauchert

22 de setembro

8h30 – O que o Direito (não) aprendeu com a pandemia?

Dr. Gabriel Edler (BA)

Mediador: Rafael Xavier

9h45 – Tecnologias Disruptivas Aplicadas à Prática da Advocacia

Dr. Túllio Marinho (TO)

Mediador: Hildeglan Brito

19h – Clínica e Jurisdição

Dr. Paulo Ferrareze Filho, UNIAVAN (SC)

Mediador: Maicon Rodrigo Tauchert

20h30 – Soft Skills Aplicadas ao Direito

Me. Juliana Goulart, Unisociesc (SC)

Mediadora Eliana Andrade

23 de setembro

8h30 – Tendências do Direito Administrativo: O uso de sistemas de controle interno na Administração Pública como instrumento de governança.

Dr. Kelton Almeida, SSP (PI)

Mediador: Wilson de Oliveira Júnior

9h45 – Impactos da LGPD

Dr. Sérgio Rabelo (TO)

Mediadora Marina Alencar

19h – Surfando na Pororoca da Mediação Virtual e a Provocação de Mudanças!

Dra. Thaíse Nara Costa Grazziotin (RS)

Mediador Maicon Rodrigo Tauchert

20h30 – Tecnologia e Jurisdição

Dr. Aldo Mello (SE)

Compartilhar