Será realizado entre os dias 21 e 23, o 2º Seminário Jurídico da Faculdade de Ciências do Tocantins, tendo como tema principal “Direito, Disrupção e Tecnologia”, totalmente on-line, será transmitido pelo canal da instituição no Youtube
Acompanhando as mudanças do mundo pós-moderno com a chegada de novas tecnologias, a Faculdade de Ciências do Tocantins (Facit) promove o 2º Seminário Jurídico – Direito, Disrupção e Tecnologia, nos dias 21, 22 e 23 de setembro. Um evento totalmente on-line, que vai abordar como o profissional que atua na área Jurídica está se adaptando a estas novas tecnologias, principalmente neste período de pandemia.
A abertura será no dia 21, às 19 horas, com a palestra “Como humanizar o Direito fazendo uso das tecnologias para evitar o colapso do sistema de Justiça”, ministrada pelo Doutor em História (PUCRS) e Mestre em Ciência Política (UFRGS), Dr. Mauro Gaglietti; tendo como mediador o coordenador do curso de Direito da Facit, Maicon Rodrigo Tauchert.
Inscrições
Os interessados em participar, valendo 25 horas de carga horária, devem efetuar suas inscrições aqui , até o dia 23 de setembro, preenchendo o formulário disponível. O seminário será transmitido pelo canal da Faculdade Facit no Youtube.
Revolução da internet
Estamos vivendo a quarta revolução industrial, revelada pelo uso da internet das coisas e computação em nuvem. De acordo com um estudo divulgado pela Dell Tecnhologies ao Institute For The Future, “Projetando 2030: uma visão dividida do futuro”, 85% das profissões que serão exercidas em 2030 sequer foram inventadas.
E uma das profissões mais formalistas e tradicionais do mundo é o Direito. Mesmo assim, a busca por atualizações para se adequar às novas tecnologias é inerente ao profissional que atua na área. O dia a dia dos advogados está sendo modificado pela tecnologia, mesmo que lentamente. Neste cenário, novas ocupações e oportunidades vão surgir no mercado jurídico, exigindo novas competências, habilidades e novas disciplinas dos profissionais que tem terão que optar: ou acompanha essa nova realidade ou vai ficar de fora.
Programação
21 de setembro
19h – Abertura
19h15 – Como humanizar o Direito fazendo uso das tecnologias para evitar o colapso do sistema de Justiça
Dr. Mauro Gaglietti; João Paulo II, Passo Fundo (RS) e Faculdade Santa Rita, Chapecó (SC).
Mediador: Maicon Rodrigo Tauchert
22 de setembro
8h30 – O que o Direito (não) aprendeu com a pandemia?
Dr. Gabriel Edler (BA)
Mediador: Rafael Xavier
9h45 – Tecnologias Disruptivas Aplicadas à Prática da Advocacia
Dr. Túllio Marinho (TO)
Mediador: Hildeglan Brito
19h – Clínica e Jurisdição
Dr. Paulo Ferrareze Filho, UNIAVAN (SC)
Mediador: Maicon Rodrigo Tauchert
20h30 – Soft Skills Aplicadas ao Direito
Me. Juliana Goulart, Unisociesc (SC)
Mediadora Eliana Andrade
23 de setembro
8h30 – Tendências do Direito Administrativo: O uso de sistemas de controle interno na Administração Pública como instrumento de governança.
Dr. Kelton Almeida, SSP (PI)
Mediador: Wilson de Oliveira Júnior
9h45 – Impactos da LGPD
Dr. Sérgio Rabelo (TO)
Mediadora Marina Alencar
19h – Surfando na Pororoca da Mediação Virtual e a Provocação de Mudanças!
Dra. Thaíse Nara Costa Grazziotin (RS)
Mediador Maicon Rodrigo Tauchert
20h30 – Tecnologia e Jurisdição
Dr. Aldo Mello (SE)