No Dia Nacional do Advogado, a FACIT promoveu bate-papo com advogados de sucesso

Homenageando o Dia Nacional dos Advogados, 11 de agosto, a FACIT recebeu os advogados Dra. Leylane Lima e Dr. Thiago Rodrigues Alencar para um bate-papo com os alunos. O tema foi “Diálogos entre a advocacia pública e privada: A advocacia como essencial a justiça”.

Mediado pelas professoras Dra. Marina Alencar e Dra. Bruna de Paula, os convidados falaram sobre a prática da advocacia, formação de network, gestão financeira, estruturação de um escritório e diversos outros assuntos.

O professor e coordenador do curso de Direito da FACIT, Dr. Maicon Rodrigo Tauchert, explica que é uma questão de honra prestar uma homenagem à advocacia.

“Temos um respeito muito grande por essa nobre profissão, trazemos toda essa ênfase no curso de direito porque primeiro temos que focar na advocacia, depois nos concursos, então esse evento marca uma parceria institucional da FACIT com a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil”, pontua o coordenador.

Bate-papo

Primeira a conversar com a turma, a Dra. Leylane Lima contou sobre os desafios da profissão, seu início de carreira, além de compartilhar uma série de conhecimentos com acadêmicos presentes.

“Muitas vezes os novos advogados acabam pecando bastante por questão da própria vaidade, eles acabam se endividando e se envolvendo em um emaranhado de situações que poderiam ter sido evitadas se eles tivessem um pouco mais de controle emocional, psicológico e financeiro, bases importantes para determinar se ele se tornará um bom profissional ou não”, pontua a Dra. Leylane.

O Dr. Thiago Rodrigues Alencar foi o segundo com a palavra, o advogado conversou sobre a vivência na prática da profissão, gestão do escritório, a importância de começar o network ainda na faculdade, como foi para abrir o escritório e como é viver exclusivamente da advocacia.

“Busquei levar a reflexão sobre o papel do estudante, sobre o que ele tem que fazer para ser um bom advogado, um bom procurador ou o que ele quiser ser. O mais importante foi trazer a prática, como é abordagem de cliente, pagamento, quem consegue se sustentar com seu escritório, quem são os maiores clientes, e como é vida na advocacia pública”, conta o advogado.

Fontes de Inspiração

Para a acadêmica do 6° período, Gabriela Correia de Almeida, escutar sobre a carreira de advogados de sucesso é inspirador.

“Além dos conhecimentos adquiridos, posso dizer que os palestrantes servem sempre de inspiração. Gostei muito da história de vida da advogada, achei que ela batalhou muito para chegar onde está hoje e mesmo com as dificuldades, não parou de lutar”, comenta Gabriela.

Marciel Jorge Costa, 5° período, conheceu de perto como é a prática da advocacia, o acadêmico contou que como está em meio ao processo de formação, o bate-papo serviu para mostrar que advogar é profissão nobre e lucrativa.

“Também foi muito interessante ouvir deles histórias sobre como conseguiram estágios, do início da carreira profissional, como montaram seus escritórios, além de dicas práticas da advocacia, foi uma conversa muito proveitosa”, finaliza Marciel.