NAI FACIT apoia estudantes em programas de intercâmbio e emissão de passaporte

O Núcleo de Apoio à Internacionalização (NAI) da Faculdade de Ciências do Tocantins (Facit) apoia os estudantes que querem buscar mais conhecimento em outros países. Além da oferta de cursos de inglês, o NAI conta com apoio de universidades nacionais e internacionais pra mobilidade acadêmica e intercâmbio e incentiva a emissão do passaporte; “Com a FACIT você vai mais longe”.

O agendamento para emissão do passaporte é feito através do site da Polícia Federal. Acesse o site da Polícia Federal https://www.gov.br/pf/pt-br. Selecione a opção “Emissão de Passaporte”, preencha os campos solicitados e escolha a unidade de atendimento em Araguaína, Tocantins. O agendamento pode ser feito também por telefone, no número (63) 3414-8957.

Em 2024, o valor para emitir um passaporte brasileiro é de R$ 257,25. Este valor aplica-se a passaportes comuns, quer seja a primeira emissão ou renovação. Em casos de urgência e emergência, o valor é de R$ 334,42. Se o passaporte anterior estiver perdido ou extraviado, o valor é de R$ 514,50.

O agendamento para atendimento só é possível após o pagamento, que geralmente é compensado um dia após o pagamento. Os estudantes que pertencem a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e têm uma renda familiar mensal total de até três salários mínimos estão isentos da taxa do passaporte.

“Além da emissão do passaporte é muito importante que os estudantes realize os cursos de inglês disponíveis, pela 4ALL BRAZIL, com o exame de proficiência de língua inglesa, TOEFL e IELTS pela edX e ações que viabilizem e facilitem o processo de intercâmbio pro aluno Facit, explicou o coordenador do NAI”, Jefferson Sampaio.

Documentos necessários para emissão do passaporte:

Documento de identidade (RG); Cadastro de Pessoa Física (CPF); Título de Eleitor e comprovantes de votação da última eleição (para maiores de 18 anos); Comprovante de quitação militar (para homens entre 18 e 45 anos); Certidão de Casamento (se for o caso); Certidão de Nascimento; Comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU), gerado no site da Polícia Federal (https://www.gov.br/pf/pt-br).