“Maus-Tratos aos Animais” é tema de palestra para acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da FACIT

10 de maio de 2022

A palestrante Marcia Helena da Fonseca é Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Tocantins

A FACIT – Faculdade de Ciências do Tocantins proporciona aos seus acadêmicos um ensino humanizado que os incentiva a contribuir para com a sociedade, tudo isso para que eles saiam da faculdade como excelentes profissionais e seres humanos.

Visando isso, na próxima segunda-feira, 16, às 8h30, no auditório da FACIT II, os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária participarão de uma palestra sobre “Maus-Tratos aos Animais” com a Presidente do CRMV-TO – Conselho Regional de Medicina Veterinária do Tocantins, Marcia Helena da Fonseca.

A palestra é aberta para os acadêmicos do curso de medicina veterinária e sem necessidade de inscrição. O objetivo é abordar temas que farão parte da rotina profissional dos acadêmicos.

Entender o que configura maus tratos, qual o papel do médico veterinário na conscientização social e como ajudar este animal vítima de violência estão entre os destaques do evento.

“Hoje, além dos maus tratos como a gente conhece, têm muitas outras atitudes que acabam interferindo no bem-estar do animal e o veterinário tem que conhecer, ele tem que lutar por isso, defender essa causa, conscientizar as pessoas, porque esse é o papel social dele enquanto profissional”, destaca a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da FACIT, dra. Fernanda Luz Alves.

Legislação brasileira
No Brasil, a Lei Sansão de número 14.064/2020 fortaleceu o movimento em defesa dos animais, com o aumento da pena de 2 a 5 anos de prisão, além de multa e retenção de guarda, nos casos de maus-tratos intencionais a cães e gatos.

Todos os casos denunciados pela lei 1.095/2019 passam por um processo de avaliação de provas e perícias para que se chegue a uma conclusão. A partir dessa avaliação, se confirmado o crime, quem o comete pode ser penalizado a detenção de direitos quando existe a vontade de ferir, abusar, maltratar e causar danos no animal, conforme resultado da perícia. 

Conheça mais sobre a palestrante:
Marcia Helena da Fonseca

  • Médica Veterinária com duas pós-graduações.
  • Consultora na cadeia do agronegócio.
  • Servidora pública na área da defesa e inspeção animal.
  • Participou na elaboração de diversas leis, decretos e normativas referentes à regulamentação nas áreas de Sanidade e Inspeção de Produtos de Origem Animal para o Serviço oficial.
  • Presidente do CRMV-TO.

Serviço:
Palestra: “Maus-Tratos aos Animais”
Dia: 16 de Maio
Horário: 8h30.
Local: Auditório do Campus II da FACIT

Imagem: crmv-pr.org.br

Compartilhar