Mais de 60 mudas do Cerrado foram plantadas no campus da FACIT durante o projeto Plantar e Cuidar

A semana foi mais verde para os calouros dos três cursos da Faculdade de Ciências do Tocantins – FACIT. Como já é tradição da instituição, os acadêmicos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Odontologia participaram do projeto Plantar e Cuidar, uma modalidade de trote responsável com viés ambiental.

Mas o plantio das mais de 60 mudas de espécies nativas do cerrado foi apenas uma das atrações do evento. Primeiramente, os alunos assistiram à palestra “Proteção do Bioma do Cerrado”, com o professor Jairo Roberto Mendonça Lyra, coordenador acadêmico da FACIT.

“Falamos um pouco do clima da nossa região, vegetação e principalmente como têm se desenvolvido as ações governamentais e não governamentais de preservação do Cerrado. Este tipo de atividade é justamente o que preconiza o Ministério da Educação nas instituições de ensino superior”, disse o professor.

Na sequência, os alunos juntaram-se em grupos coordenados pelos professores da faculdade e desenvolveram produtos como poemas, músicas, teatro e cartazes para apresentar aos colegas e mostrar que eles captaram a ideia da preservação.

Segundo o coordenador dos cursos de ADM e ADS, professor Vagner Cavalcanti Ribeiro, a prática da transdisciplinaridade, integrando os alunos dos três cursos da FACIT, é um dos elementos principais da formação do aluno.

“A dinâmica é para estimular a consciência ambiental e incentivar a criatividade entre os acadêmicos. A partir destas atividades, eles aprendem a escutar mais, respeitar a opinião do outro. E eles têm algo comum: estão focados no mesmo objetivo, que é alcançar uma formação completa”, afirmou Vagner.

Já na área externa do campus, o momento foi de colocar a mão na terra e plantar as mudas de diversas espécies nativas da região. “Mas não é somente plantar. O aluno assume a responsabilidade de cuidar e acompanhar o crescimento da planta”, completa a diretora da FACIT, Angela Maria Silva.

Todas as atividades do dia agradaram a caloura de Odontologia, Maria Yasmin de Lima. “Aprendi que gente deve, sim, trabalhar em grupo e plantar para termos um ambiente bem melhor para vivermos”.

“A ideia do plantio é justamente perpetuar o DNA da instituição, que é despertar essa preocupação ambiental em todos que fazem parte da FACIT. E esperamos que eles repliquem esta experiência onde quer que eles estejam inseridos”, conclui o professor Jairo.