LIGA DE ODONTOLOGIA DA FACIT E INSTITUTO HARMONIA REALIZAM CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE TRAUMA DE FACE

A Liga Acadêmica de Cirurgia & Odontologia Hospitalar (LACOH) da Faculdade de Ciências do Tocantins e o IH Odonto realizam no próximo dia 11, às 17h na Via Lago, uma ação de conscientização sobre os cuidados no trânsito dentro da programação do Maio Amarelo que é a campanha nacional de combate à imprudência e outras irregularidades que fazem novas vítimas de acidentes de trânsito a cada ano em todo o Brasil.

O evento tem o objetivo também de levar informação sobre os traumas faciais ocorridos no trânsito e a importância do uso de acessórios de segurança como capacete, cinto de segurança e cadeiras adequadas para crianças dentro de cada faixa etária.

A ação também vai contar com o apoio do DETRAN, Hospital Dom Orione, Instituto Harmonia, SAMU, Agência de Segurança, Trânsito e Transportes (ASTT) e outros parceiros. Os profissionais e acadêmicos de Odontologia da FACIT vão realizar blitz educativa, apresentação de trabalhos científicos voltados ao trauma de face nos acidentes de trânsito, demonstração de primeiros socorros, aula de zumba, além de outros serviços.

Acidentes de trânsito e o papel da Odontologia.

Os traumas de face são ocorrências comuns nos centros de urgência e emergência e podem variar de leves traumatismos a fraturas complexas que necessitam de tratamento cirúrgico. O profissional qualificado para o tratamento das fraturas faciais é o cirurgião bucomaxilo.

Na face, os traumas podem levar à perda da sensibilidade, cicatrizes, a alterações da visão, paralisia, dificuldades respiratórias, má oclusão e perdas dentárias. Os ossos acometidos nesse tipo de acidente são diversos: o nasal, zigomático (região da maçã do rosto), maxila e os próprios elementos dentários. Porém, as regiões mais afetadas quando relacionadas aos acidentes de trânsito são a mandíbula e a região de parassínfise mandibular, que aparecem em até 70% dos casos de fraturas faciais.

As fraturas que envolvem múltiplos ossos, comumente associadas aos acidentes automobilísticos, quando não tratadas de maneira adequada, deixam o paciente limitado do convívio social. O tempo do trauma até o tratamento é fundamental para evitar complicações posteriores.

EVENTO: I CAMPANHA DE PREVENÇÃO DO TRAUMA DE FACE.

DATA: 11/05/2019

LOCAL: VIA LAGO

HORÁRIO: 17h

REALIZAÇÃO: LACOH-FACIT E IH ODONTO.