O curso de Medicina Veterinária segue realizando um trabalho diferenciado em seu primeiro semestre com as duas novas turmas que iniciaram a graduação na Faculdade de Ciências do Tocantins. Na semana em que se comemora o dia do médico veterinário, a coordenação do curso, através da Dra. Fernanda Luz, preparou uma programação especial não somente com homenagens aos profissionais e futuros profissionais, mas principalmente, com muito aprendizado.
Desta vez, o auditório José Horácio recebeu duas palestras importantes realizadas pelo CCZ- Centro de Controle de Zoonoses de Araguaína-TO. Os médicos veterinários do Centro, Admilson Luiz Modesto e Ketren Carvalho Gomes abordaram o papel do profissional no combate a esse mal e o cenário da Leishmaniose não apenas no Brasil.
De acordo com os dados apresentados pelos palestrantes, a Organização Mundial de Saúde apontou que 90% dos casos de Leishmaniose Visceral estão concentrados em países como Brasil, Sudão do Sul, Sudão, Etiópia, Índia e Bangladesh. 59 mil mortes provocadas pela doença são registradas a cada ano, quase 5 mil mortes por mês, 160 óbitos por dia em todo o mundo.
Durante a palestra, os profissionais também mostraram os principais fatores de risco que ainda chamam a atenção: manutenção de cães no interior da moradia, galinheiros próximos à moradia, condições sanitárias precárias, expansão da fronteira agrícola, desmatamento. “São as mesmas práticas que temos de adotar no dia a dia e principalmente, o médico veterinário precisa entender o comportamento do mosquito transmissor do Calazar, bem como os hospedeiros que não são apenas os cães. Ele (cão) também acaba se tornando vítima desse mal”, disse o médico veterinário, Admilson Luiz Modesto.
A programação contou ainda com a palestra da médica pediatra do Hospital de Doenças Tropicais, Elaine Barros de Alencar. Setembro é o mês dedicado a esses profissionais responsáveis pelo bem estar e saúde não apenas dos animais. Os acadêmicos do curso também receberam brindes e lembranças em homenagem ao dia do Médico Veterinário.