IV Seminário Jurídico da FACIT traz como foco carreiras públicas do Direito

Juiz Federal de Araguaína compartilhou com os acadêmicos suas experiências na carreira de magistrado

Ingressar em uma carreira pública é o sonho de boa parte dos acadêmicos que cursam o Direito. Para ampliar o horizonte dos alunos acerca da quantidade de opções de atividades para seguir após a conclusão do curso de Direito, a FACIT – Faculdade de Ciências do Tocantins promoveu o IV Seminário Jurídico.

O coordenador do curso de Direito da FACIT, doutor Maicon Rodrigo Tauchert, explica que o evento buscou despertar nos acadêmicos o olhar diferenciado para o setor público, para tanto, convidou um juiz federal para conversar com participantes do seminário.

“Durante todo o curso, nós trazemos os profissionais que são referência nas áreas do direito para compartilhar um pouco o seu conhecimento, da experiência de carreira, os desafios enfrentados para chegar no cargo, como é exercer essa função, tudo para que os alunos consigam vislumbrar a realização do sonho de ingressar no setor público. Nesse seminário o nós trouxemos o Dr. Vitor Curado, um Juiz Federal daqui de Araguaína que veio compartilhar suas experiências e nos honrar com uma brilhante palestra”, conta o coordenador do curso.

O sonho da carreira pública

Cursando o 8° período do curso, o Kevin Sebastian Nunes Lira já ingressou na FACIT com um sonho em mente: ser aprovado em concursos públicos.

“Vou me esforçar para passar em vários concursos públicos, só o tempo vai dizer onde me encaixarei. Com as provas que eu concluir, vou me identificando em áreas especificas. Quero fazer concurso para Procurador do Município, Juiz, Promotor de Justiça, Delegado de Polícia Civil e Federal, ou seja, tenho um grande caminho para trilhar pela frente”, afirma Kevin.

Kevin é natural de Ourilândia/PA, depois de passar no vestibular da FACIT, descobriu o quão calorosa é a instituição. “Fui recepcionado super bem, a diretora estava presente no dia que me matriculei, conversou com meus e eles adoraram a instituição, de cara eu soube que a FACIT é o meu lugar”, assegura.

E para seguir em frente nos desafios autoimpostos, o acadêmico conta com o suporte e ajuda dos professores e da coordenação do curso.

“Os professores são muito bons e o coordenador Maicon é fora do arco, cuida de cada aluno como se fossem filhos dele, abre portas, ajuda no que precisa, dá conselhos. Como consegue tempo para fazer tudo isso? Acho que nem ele consegue responder. Acredito que estou no caminho certo e com muita dedicação e resiliência, alcançarei meus objetivos”, finaliza Kevin.

A palestra

O Dr. Victor Curado Silva Pereira, esbanjou simpatia ao conversar com os presentes sobre como é a carreira na Justiça Federal. Tratou também da história do órgão, sua competência, o papel dele na sociedade atual e um pouco da carreira de Juiz Federal.

“Por ser um seminário de carreira jurídica, meu propósito foi, além de dividir minha experiência, tentar dar uma visão de um profissional na carreira do magistrado e o trabalho da justiça, para assim despertar no estudante o interesse em seguir a carreira no setor público”, enfatiza o Juiz Federal.

Para a acadêmica do 4° período, Lurielly Camargo Ferreira, a palestra foi motivadora porque explicou com detalhes como funciona o processo de administração da Justiça Federal.

“Consegui vislumbrar como funciona a ambientação dentro desse setor, ver mais uma área que posso ingressar assim que me formar abriu um leque muito grande para mim no futuro, além de me incentivar no ingresso nos concursos públicos que virão, acredito que meus colegas também seguirão pelo mesmo caminho”, pontua Lurielly.

O Paulo César Gomes da Silva, 6° período, definiu o conteúdo visto como de grande relevância para abrir novos horizontes e derrubar barreiras sobre perseguir uma carreira na Justiça Federal.

“Tudo o que vi hoje, que o palestrante se propôs a dividir conosco, serve de inspiração para que eu avance, adquira mais conhecimento e aumente a minha vontade de crescer dentro da área jurídica. A FACIT me proporcionar esse tipo de vivência com profissionais de renome aumentam ainda mais a minha curiosidade sobre os mais diversos ramos que o Direito me proporciona”, afirma o acadêmico.

Curso para membros da Polícia Civil

No segundo e terceiro dia de seminário foi a vez do delegado de Polícia Civil, Dr. Luiz Gonzaga da Silva, conduzir a palestra “Investigação Criminal Tecnológica”, dessa vez a atividade foi exclusiva para membros da Polícia Civil.

O objetivo foi instruir os policiais capacitando-os para atuação em investigações no Cyber Espaço, especialmente no cenário atual.

“Nosso foco é preparar os policiais para atuar em investigações de crimes como o de estelionato virtual, furtos mediante fraude praticados no ambiente cibernético, ofensas, discursos de ódio, além de crimes virtuais que ocorrem em redes sociais como Facebook, Instagram, WhatsApp, TikTok e/ou Twitter”, finaliza o Dr. Luiz Gonzaga.