Inscrições para o Prouni começam dia 13 de julho

O Prouni – Programa Universidade para Todos abrirá inscrições para o 2º semestre letivo de 2021 no próximo dia 13 de julho (terça-feira). O prazo segue até às 23h59m do dia 16 de julho (sexta-feira).

A inscrição será em etapa única e feita exclusivamente pela internet no site do Prouni: http://siteprouni.mec.gov.br

A Faculdade de Ciência de Tocantins – FACIT-TO disponibiliza vagas em todos os cursos superiores para candidatos do Prouni.

O inscrito deve obrigatoriamente:

1. Ter participado da edição de 2020 do Enem;

2. Ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas do Enem (cumulativamente);

3. Ter obtido nota acima de zero na prova de redação;

4. Não pode ter participado do Enem como treineiro;

5. Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;

6. Ou ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

7. Ou ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

8. Ou ser uma pessoa com deficiência;

9. Ou ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, conforme disposto no art. 3ºdo Decreto nº5.493, de 18 de julho de 2005.

A bolsa pode ser:

– Integral: no caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceder o valor de 1,5 salário-mínimo;

– Parcial: no caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceder o valor de três salários mínimos.

O processo de inscrição

Em caso de primeiro acesso ao sistema, o candidato precisa efetuar o cadastro no “Login Único” do governo federal e criar uma conta gov.br. Esse é o meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais.

Caso o candidato já possua uma conta gov.br, ele deve inserir o número de CPF e senha.

Deve informar também um endereço de e-mail e número de telefone válidos para receber do Ministério da Educação comunicados periódicos sobre prazos e resultados do processo seletivo, entre outras informações.

O candidato também deve preencher os dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar.

E por fim selecionar, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis conforme sua renda familiar bruta mensal per capita e a adequação aos critérios

O processo seletivo

Os resultados com a lista dos CANDIDATOS pré-selecionados, estarão disponíveis na página do Prouni na internet, no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br, nas seguintes datas:

Primeira chamada: 20 de julho de 2021.

Segunda chamada: 3 de agosto de 2021.

Esteja atento e boa sorte, venha fazer parte da família FACIT!

Acesse o edital completo do PROUNI no site do programa: http://siteprouni.mec.gov.br