Getting your Trinity Audio player ready... |
Evento de caráter multidisciplinar atraiu acadêmicos de vários cursos
Boas práticas, tendências de mercado e avanços tecnológicos na área da Radiologia. Esses foram alguns dos temas apresentados durante a III Semana da Radiologia da FACIT – Faculdade de Ciências do Tocantins. Organizado pela faculdade, por meio da LARDIM – Liga Acadêmica de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, o evento reuniu acadêmicos de todos os cursos da instituição.
O presidente da LARDIM, Luiz Paulo Ferreira, explica que o evento foi desenvolvido para que os acadêmicos possam compartilhar conhecimento sobre as inovações tecnológicas aplicadas no mercado de trabalho.
“Esse evento é especial para os alunos de radiologia, mas também contemplamos todas as áreas do conhecimento dentro da saúde, promovemos palestras de diversos assuntos, como captação de órgãos, sobre humanização do atendimento à pacientes e a radiologia veterinária”, afirma Luiz.
Durante a abertura do evento realizada no Dia Nacional do Radiologista, 08 de novembro, a Dra. Carollyne Mota Tiago, diretora-geral da FACIT, agradeceu a participação de todos e destacou a importância que o profissional em radiologia tem para descobrir as doenças.
“O papel do profissional em radiologia é de suma importância em várias áreas da saúde, vocês conseguem detectar doenças, ajudam no tratamento dos pacientes e salvam vidas, a FACIT se orgulha pelo empenho de vocês em cuidar das pessoas”, enfatiza a diretora-geral.
Atividades realizadas
No primeiro dia de evento, a Enfermeira oncológica Sarah Sousa Leite, falou sobre a “Humanização no Tratamento Oncológico e Radioterapia”. “Busquei despertar nos alunos a conscientização de que nós nem sempre estamos aqui para curar, mas também para confortar o paciente durante escolhas difíceis”, pontua Sarah.
Como palestrante surpresa, a enfermeira Juliana Maciel Pinto falou sobre a política nacional de assistência oncológica dentro do SUS – Sistema Único de Saúde. “Conversei com eles sobre o SUS como grande sistema inclusivo do Brasil e, dentro dele, da política nacional de assistência oncológica com esse viés da humanização”, destaca a enfermeira.
Iniciando a segunda noite de atividades, os egressos da FACIT e Tecnóloga(o)s em Radiologia, Elielson Júnior Barros, Venilvia Pereira da Silva, André Lima e Eugênio Júnior Ramos, conduziram a mesa redonda “Mercado de Trabalho, Inovações e Tecnologia em Radiologia”.
Para fechar a noite, a Médica Veterinária Prof. Laura Pícoli da Silva, conversou com os presentes sobre as maravilhas da “Ultrassonografia na Medicina Veterinária”.
“Minha intenção foi de aumentar o interesse dos alunos para essa área da veterinária, apesar do curso ser mais voltado para a medicina humana, a área da radiologia veterinária tende a crescer bastante, nós precisamos de profissionais nessa área”, afirma a médica veterinária.
Na terceira e última noite de evento, a enfermeira Pós-Graduada e Urgência e Emergência, Luna Maciel Baum, contou sobre todos os processos que envolvem a “Captação e Doação de Órgãos, Mitos e Verdades”.
“Conversei com eles sobre a captação de órgãos, como é feito o protocolo de morte encefálica, doação presumida e doação consentida, o que que é dupla doação presumida e a importância do acolhimento familiar”, reforça Luna Maciel.
Exposição de trabalhos
Finalizando a 3° Semana da Radiologia os acadêmicos realizaram uma exposição de mesas demonstrativas.
O grupo do João Henrique Coelho de Souza, 4° período, apresentou a Radiologia Veterinária. “Essa é uma área da radiologia que é pouco explorada, muitos alunos preferem a radiologia de diagnóstico de imagem para humanos e não para radiologia veterinária, quisemos mostrar o quanto esse ramo da radiologia é interessante”, enfatiza João.
A Kalene Silva e o 6° período criaram até uma maquete para falar sobre ressonância magnética. “Explicamos no nosso trabalho como o exame de ressonância magnética é realizado, falamos sobre a máquina e os cortes anatômicos”, conta Kalene.
Na última sala de exposição, os acadêmicos do 2° período apresentaram um trabalho sobre a anatomia de estruturas, anatomia dos órgãos, estruturas anatômicas analisadas nas imagens e os efeitos da radiação no organismo humano.
“O objetivo do nosso trabalho foi de demonstrar ao público como se dá a anatomia do nosso organismo e o que a radiação pode ocasionar no nosso organismo”, explica o acadêmico Alexandre Felipe Alves.
O que acharam os alunos
A experiência de conhecimento e muito aprendizado somou bastante para a vida da Helen Castro da Silva, acadêmica do segundo período.
“Gostei muito da roda de conversas, principalmente quando o André Lima falou da radiologia forense, achei interessante porque muitos tem receio da área forense, pouca gente tem essa coragem de trabalhar com pessoas mortas”, acredita Helen.
A acadêmica do 6° período Taís Gomes Feitosa esteve envolvida na apresentação do trabalho de ressonância magnética, sobre o evento, reforçou a importância dele para os acadêmicos da FACIT.
“A semana da radiologia é muito importante porque ajuda muita gente mostrando informações sobre as novas tecnologias e as já consagradas dentro do ramo da radiologia, adorei as palestras e também a oportunidade de falar sobre a ressonância magnética para meus colegas de faculdade”, finaliza Taís.
Evento multidisciplinar
“Tivemos exposição, muito conteúdo científico, palestras, convidados de fora, a participação dos acadêmicos não só do curso de radiologia, mas de outros cursos da FACIT e de outras instituições, uma grande promoção do conhecimento científico da radiologia”, conta o coordenador do curso de Radiologia da FACIT, Filipe de Souza Carvalho.
O saldo do evento, segundo o coordenador, foi bem positivo. “A adesão dos acadêmicos de radiologia e de outros cursos foi muito boa, a semana da radiologia é um evento multidisciplinar que, apesar de ser focado na radiologia, também é aberto para as outras ciências médicas e da saúde, então tivemos essa cooperação e a participação de todos os alunos”, finaliza o coordenador Filipe.