Famílias de Araguaína terão atendimentos gratuitos da Facit e parceiros nesta semana

Em Araguaína, mais de 1.500 pessoas devem ser atendidas gratuitamente pela Faculdade de Ciências do Tocantins (Facit) e parceiros durante esta semana, com serviços de saúde, direito, beleza e empreendedorismo. As atividades fazem parte do programa Facit Mulher junto a Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, que promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Os atendimentos iniciam na terça-feira, 10, e vão até sexta-feira, 13, sempre das 9 às 11 horas e das 14 às 17 horas. Serão dois pontos de atendimento: no Fórum, que fica às margens Avenida Filadélfia, e também na Escola Municipal Luiz Gonzaga, localizada no setor Costa Esmeralda.

Dentre os serviços gratuitos estão os de oftalmologia, cardiologia, odontológico, veterinário e jurídico. Também haverá palestra sobre empreendedorismo feminino e também de outros temas, distribuição de algodão doce e embelezamento.

De acordo com o coordenador do curso de direito da Facit, Maicon Rodrigo Tauchert, o evento vai envolver mais de 500 alunos da instituição. “Vamos fazer um revezamento para manter disponíveis todos os serviços durante todos os dias. A gente quer que faça sentido aquilo que os alunos aprendem na sala, então, é importante aplicarmos imediatamente o conhecimento”, explicou.

Atendimento à comunidade

Esta será segunda edição do Facit Mulher.  A primeira foi realizada no ano passado, na Via Lago. O programa foi criado como uma forma de pedir um basta na violência que continua fazendo parte da rotina de muitas tocantinenses.

No ano passado, por exemplo, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FACIT desenvolveu um trabalho com orientação mostrando como as mulheres podem denunciar e evitar crimes envolvendo a internet. Já os acadêmicos de Radiologia levaram serviço de orientação sobre o exame de imagem de mamografia.