Getting your Trinity Audio player ready... |
Por Daiana Godoi, 28/10/2023
No dia 28 de novembro, a Faculdade de Ciências do Tocantins (Facit) mais uma vez demonstrou seu compromisso com a sustentabilidade ao realizar com sucesso a 18ª edição do Projeto Plantar e Cuidar. O projeto notável faz parte de uma iniciativa sustentável e social que visa promover a integração dos calouros dos cursos de Medicina Veterinária, Direito, Enfermagem, Odontologia e Radiologia nas iniciativas ambientais da instituição.
Desde seu início, o projeto já plantou mais de dez mil mudas de árvores e recuperou mais de 300 mil metros quadrados de área degradada, desempenhando um papel fundamental na proteção do meio ambiente e na promoção da consciência ambiental entre os acadêmicos. A ação faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Facit, que visa a contínua preservação da natureza e proporciona oportunidades para a comunidade acadêmica interagir com a natureza e compreender a importância da preservação ambiental.
O plantio de mudas de árvores é uma ação de extrema importância para o meio ambiente em todo o mundo. No contexto específico do Tocantins, o plantio de mudas de plantas nativas desempenha um papel importante na restauração de áreas degradadas e no aumento da cobertura vegetal, contribuindo para a proteção da biodiversidade e dos recursos hídricos da região.
Uma característica única do Projeto Plantar e Cuidar da Facit é a oportunidade que oferece aos acadêmicos de acompanhar o crescimento das árvores ao longo de sua formação acadêmica.
Na ocasião, o biólogo Aníbal de Sousa Neto, falou sobre o projeto Águas de Araguaína e da importância de ações como o projeto de extensão da Facit Plantar e Cuidar, no apoio às ações ambientais da prefeitura de Araguaína, no plantio de árvores para a prevenção de alagamentos e do acúmulo de lixo nas nascentes.
O projeto é um testemunho do compromisso contínuo da Faculdade Facit com a proteção do meio ambiente e com a formação de cidadãos conscientes de sua responsabilidade ambiental.