Faculdade FACIT promove treinamento docente com foco no período letivo 2023.1

A Faculdade de Ciências do Tocantins (FACIT) promoveu uma capacitação e treinamento para seus docentes, dividida em dois momentos distintos. O primeiro ocorreu entre os dias 17/01/2023 e 19/01/2023, com foco na formação de liderança para os Líderes de Departamento. Já o segundo momento ocorreu entre os dias 23/01/2023 e 27/01/2023, abrangendo diversas atividades voltadas ao aprimoramento educacional e institucional.

A LEADER/RH, representada pela Senhora Cristiane Costa, foi a responsável por conduzir a formação de liderança dentro da FACIT. O objetivo desta capacitação foi desenvolver as habilidades gerenciais e de liderança dos Líderes de Departamento, visando aprimorar o desempenho de suas equipes e a eficácia dos processos administrativos na instituição.

No primeiro momento da capacitação, ocorreu uma palestra relevante e de extrema importância ministrada pela Dra. Sarah Lilian de Souza Rezende, com mediação da Dra. Bruna Ribeiro de Paula. O tema abordado foi “Assédio no Âmbito Educacional”. A palestra teve o objetivo de conscientizar os docentes sobre a importância de promover um ambiente seguro e respeitoso no âmbito acadêmico, além de destacar as medidas de prevenção e combate ao assédio.

O segundo momento da capacitação foi marcado por diversas atividades com foco na melhoria do ensino e no fortalecimento institucional. Foram realizadas palestras sobre temas relevantes para o contexto educacional atual, ministradas por profissionais renomados em suas áreas de atuação:

O Pós Doutor Milton Rezende Teixeira Neto foi o responsável por abordar questões relacionadas à avaliação externa, com destaque para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), além de discutir as implicações da avaliação institucional na aprendizagem, enfatizando os princípios de equidade e qualidade.

A Jornalista Ana Negreiros apresentou como as novas mídias e tecnologias podem contribuir para o aprimoramento do ensino superior, destacando estratégias pedagógicas inovadoras que podem ser aplicadas no ambiente acadêmico.

A Dra. Carollyne Mota Tiago Moreira compartilhou práticas institucionais bem-sucedidas, fundamentadas nos resultados de avaliações internas e externas, visando ao aprimoramento contínuo da qualidade educacional na FACIT.

O relatório não poderia deixar de destacar a relevância da capacitação em serviço para o aprimoramento constante do corpo docente. O mercado educacional está em constante evolução, com mudanças nas metodologias de ensino, avanços tecnológicos e novas demandas dos estudantes. Nesse contexto, é essencial que os professores estejam preparados e atualizados para oferecer uma educação de qualidade, alinhada às necessidades dos alunos e às exigências do mercado de trabalho.

A capacitação promovida pela FACIT demonstra o compromisso da instituição em investir no desenvolvimento profissional de seus docentes, proporcionando-lhes oportunidades para aprimorar suas habilidades pedagógicas, conhecimentos específicos e competências de liderança. Isso reflete positivamente na qualidade do ensino oferecido aos alunos e na construção de um ambiente acadêmico saudável, ético e inclusivo.

A Capacitação e Treinamento promovidos pela Faculdade de Ciências do Tocantins (FACIT) entre os dias 17/01/2023 e 19/01/2023 e entre os dias 23/01/2023 e 27/01/2023 foram fundamentais para o aprimoramento profissional dos docentes, especialmente dos Líderes de Departamento, que receberam formação específica em liderança. Além disso, palestras abordando temas relevantes, como assédio no âmbito educacional, avaliação externa, uso de novas mídias e tecnologias e ações institucionais baseadas em avaliações, contribuíram para a melhoria contínua da instituição e para preparar o corpo docente para enfrentar os desafios do mercado educacional atual. A FACIT demonstrou seu compromisso com a excelência no ensino, proporcionando aos seus docentes as ferramentas necessárias para uma atuação profissional eficiente e atualizada.