Facit usa tecnologias nas rotinas pedagógicas para manter atividades durante suspensão de aulas presenciais

Devido a propagação do coronavírus Covid-19 na região Norte e decretos do poder executivo para contenção, a Faculdade de Ciência do Tocantins (Facit) determinou a suspensão das aulas presenciais para os cursos de graduação do dia 17 ao dia 20 de março. Mas isso não impediu a continuidade das rotinas pedagógicas, pois foram enviadas e usadas aulas a distância.

Desde 2015 a Facit vem fazendo investimentos tecnológicos, como ferramenta para portais e plataformas ensino a distância (EAD). Em 2017, as salas virtuais começaram a serem implantadas e uso parcial em algumas disciplinas. Hoje, a instituição tem plataforma própria implantada, como o Portal do Aluno e Professor, que usa o sistema de ponta TOTVS.

A Facit conta ainda com disciplinas 100% AED e com híbridas, ou seja, presenciais e EAD, que têm cesso pelo portal com inúmeras possibilidades de interação. Com a paralisação das aulas presenciais, o modelo tornou-se operante para todos os cursos.

“Os docentes estão engajados e trabalhando com as ferramentas disponíveis para que o cumprimento dos dias letivos seja sem prejuízo para nossos alunos. Em contra parte, percebemos adesão por eles e atenção dada as atividades e aulas propostas. Houve o entendimento e maturidade por parte de todos pela situação atual, de pandemia e obrigações a serem cumpridas”, afirmou a diretora-geral, Ângela Maria Silva.

No canal de comunicação é possível encontrar vídeo aulas, material didático, fóruns, e ainda fazer provas on-line e atividades interativas.

Conteúdo interativo

Nessa semana, professores da Facit se encontraram com alunos por meio dos programas de vídeo conferência. A professora Márcia Savoine reuniu todos os alunos dos 4º e 5º período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Através do Google Meet, ela explicou a matéria e aplicou uma atividade avaliativa usando a plataforma Socrative Student.

“Cada um teve 40 minutos para resolver as questões e, logo que terminou, já tinha os resultados para comentar. Na sexta-feira, vou fazer o mesmo com mais turmas”, comentou Márcia.

Nesta quinta-feira, os alunos do 7º período de Odontologia fizeram a N1 e aula em vídeo conferencias. “O assunto está cumprindo rigorosamente os planos de ensino”, afirmou a professora da disciplina de Ortodontia, Caroline Mota.

Mudança de agenda

Os alunos de odontologia fariam uma visita a uma aldeia indígena neste final de semana, como parte da disciplina de extensão rural. Com a pandemia, as portas se fecharam para pesquisadores, mas isso não impediu que a professora Jane Sousa continuasse com o projeto.

“Fizemos um grupo no Whatsapp e tivemos uma conversa pelo Hangont para explicar sobre o que farão sobre as cinco grandes etnias do Tocantins:  Craô, Carajá, Javaé, Apinajé e o Xerente”.

Os alunos irão aproveitar o horário da aula, em suas casas, para pesquisar sobre costumes, como rituais, crenças, alimentos e, principalmente, hábitos de higiene bucal.  Também buscarão sobre os termos de cada povo no atendimento odontológico.

Os alunos do curso de Medicina Veterinária teriam visita à Fazenda Escola, com programação extensa para dois dias, e por medidas de segurança para evitar aglomerações a diretora geral suspendeu também essa ação. “Estamos atentos aos cumprimentos das atividades pedagógicas e estudo permanente de medidas para evitar prejuízo aos dias letivos. Bem como colocar nosso povo em risco”, ressaltou a diretora geral.