FACIT SUSTENTÁVEL: ACADÊMICOS DE MEDICINA VETERINÁRIA VISITAM ESCOLA FAZENDA E INICIAM LEVANTAMENTO DE ESPÉCIES NATIVAS

Um trabalho modelo em defesa do meio ambiente. Os alunos do primeiro período do curso de Medicina Veterinária passaram um fim de semana inteiro de muito aprendizado e interação com a natureza através do projeto FACIT Sustentável. A atividade aconteceu na fazenda Terra Santa, região do município de Santa Fé do Araguaia onde funciona a Escola Fazenda da faculdade. Os alunos foram divididos em dois grupos e entraram na mata para acompanhar o trabalho de instalação de câmeras e armadilhas em uma pesquisa que vem mapeando as espécies que vivem na região.

O trabalho feito pela FACIT é coordenado pelo biólogo Silionamã Dantas. Ele destacou a biodiversidade presente na área preservada na fazenda Terra Santa. 135 espécies de aves, de acordo com Dantas, foram catalogadas em apenas sete dias. Cerca de 20% das espécies de aves da fauna tocantinense estão na reserva ambiental da propriedade visitada pelos alunos. “Este projeto tem como objetivo também mostrar a importância dessas áreas que fazem parte da Amazônia Legal e que possuem uma quantidade de espécies que precisam ser preservadas. Procuramos mostrar para os alunos outros campos que podem ser ocupados pelos médicos veterinários que podem atuar na área ambiental. Não é apenas cuidar do gado ou de animais de pequeno porte. A FACIT tem procurado levar um ensino com muita responsabilidade com a parte ambiental”, disse o biólogo.

Aves, répteis, mamíferos, anfíbios já foram identificados através dessa análise feita no local. Até uma jaguatirica foi registrada e pegadas de uma onça parda também foram flagradas pelas lentes do biólogo. Os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária também participaram de uma palestra sobre a importância da preservação ambiental e conheceram mais sobre a sanidade do rebanho através de uma aula prática no curral da fazenda. O fim de semana também foi marcado por uma aula prática de anatomia animal bastante dinâmica com o uso de cavalos simulando a formação óssea. Aula ministrada pela professora Shammara Noleto.

A coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Dra. Fernanda Luz, comentou sobre o trabalho na fazenda. “É apenas a primeira de muitas atividades com envolvimento e muito aprendizado na prática como faz parte do DNA da FACIT. Compartilhamos experiências e os alunos resumiram esse momento em gratidão e aprendizado. Estamos muito felizes e focados com esse momento maravilhoso que estamos vivendo na faculdade”, disse a coordenadora.

O professor Adolfo da Silva Melo que abordou sobre a importância do levantamento da pesquisa primeiro pela observação. O Projeto FACIT Sustentável, previsto no PDI da instituição, tem o objetivo de trabalhar no mesmo ambiente os animais silvestres e o manejo do gado mostrando que é possível produzir preservando a floresta e as espécies existentes.

O trabalho modelo desenvolvido pela Faculdade de Ciências do Tocantins terá duração de cinco meses. Os acadêmicos da FACIT, a cada quinze dias, vão passar um período de quatro dias catalogando as espécies existentes na reserva. A pesquisa  encerra no mês de dezembro.

O grupo de pesquisa é composto pelos acadêmicos: Ana Paula Araújo Reis, Mariana Moraes Cunha, Rafaela Miranda, Glenda Souza. “É um projeto muito bom porque envolve os alunos da FACIT e nós temos muito que agradecer a faculdade por disponibilizar esse espaço e esses recursos para o nosso crescimento profissional. Estamos convivendo com os animais, com a natureza. Isso vai somar muito”, disse Mariana Moraes.

Já a acadêmica Gabriela Gomes Carvalho destacou a viagem como uma inovação no ensino da ciência veterinária. “A viagem foi sensacional e inovadora. A gente aprendeu muito sobre a causa ambiental, principalmente em relação aos animais silvestres. Fomos incentivados a pensar em um projeto de pesquisa. Foi muito importante e estamos bem felizes com o início do curso”, finalizou.